SÍNDROME DE DOR FEMOROPATELAR NO ESPORTE
Autor – Thamires Gomes Da Cruz/UNITOP
Autor – Fábio Brega Gamba/UNITOP
(Iniciação Científica)
RESUMO: Atletas de alto rendimento, como jogadores e corredores, enfrentam riscos de lesões no joelho, destacando-se a Síndrome de Dor Femoropatelar (SDFP). A SDFP, pode ser caracterizada por apresentar desconforto na patela devido à instabilidade articular. A síndrome, tem acometido,aproximadamente, 25% da população, representandopreocupação significativa por levar os atletas a intervenções cirúrgicas para reparação. A avaliação de atletas em Palmas, Tocantins, buscará instruí-los para a prevenção de lesões, especialmente a SDFP. Sendo assim, a pesquisa almeja beneficiar os atletas, no que tange a necessidade de intervenções cirúrgicas, face à complexidade das causas da Síndrome de Dor Femoropatelar e à diversidade de lesões esportivas que potencialmente impactam de forma significativa estas pessoas. O objetivo do projeto, será a investigação da ocorrência da SDFP como lesão esportiva, possibilitando a prevenção e a reabilitação eficaz após a lesão. Para alcançar esse propósito, atletas de futebol, passarão por avaliação clínica, além de propormos tratamentos direcionados às lesões no joelho. Buscaremos orienta-lossobre prevenção e reabilitação, aprimorando o conhecimento sobre a patologia por meio de revisão de literatura e propor estratégias para solucioná-la, estimulando e orientando os atletas para a utilização de técnicas e recursos fisioterapêuticos. O projeto empregará uma revisão abrangente da literatura para compreender a patologia. Inicialmente, entrevistas com os atletas fornecerão insights preliminares. Em seguida, avaliações clínicas serão realizadas para diagnosticar insuficiências musculares, estágio da síndrome e orientar um tratamento específico, concentrando-se em fortalecimento muscular, controle motor e correções biomecânicas. Espera-se, com este trabalho, uma notável contribuição ao entendimento da dor femoropatelar, impulsionando o desenvolvimento na área de reabilitação fisioterapêutica. Esperamos, ainda, enriquecer o conhecimento sobre a síndrome, buscando contribuir para o conhecimento da síndrome, promovendo a efetivação dos métodos preventivos no âmbito do esporte, no município de Palmas.
Palavras-chave: Reabilitação fisioterapêutica; Impacto social; Lesões articulares.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com