SÍNDROME DE DOR FEMOROPATELAR NO ESPORTE

  • Autor
  • Thamires Gomes da Cruz
  • Resumo
  • SÍNDROME DE DOR FEMOROPATELAR NO ESPORTE

    Autor – Thamires Gomes Da Cruz/UNITOP

    Autor – Fábio Brega Gamba/UNITOP

     

    (Iniciação Científica)

     

    RESUMO: Atletas de alto rendimento, como jogadores e corredores, enfrentam riscos de lesões no joelho, destacando-se a Síndrome de Dor Femoropatelar (SDFP). A SDFP, pode ser caracterizada por apresentar desconforto na patela devido à instabilidade articular. A síndrome, tem acometido,aproximadamente, 25% da população, representandopreocupação significativa por levar os atletas a intervenções cirúrgicas para reparação. A avaliação de atletas em Palmas, Tocantins, buscará instruí-los para a prevenção de lesões, especialmente a SDFP. Sendo assim, a pesquisa almeja beneficiar os atletas, no que tange a necessidade de intervenções cirúrgicas, face à complexidade das causas da Síndrome de Dor Femoropatelar e à diversidade de lesões esportivas que potencialmente impactam de forma significativa estas pessoas. O objetivo do projeto, será a investigação da ocorrência da SDFP como lesão esportiva, possibilitando a prevenção e a reabilitação eficaz após a lesão. Para alcançar esse propósito, atletas de futebol, passarão por avaliação clínica, além de propormos tratamentos direcionados às lesões no joelho. Buscaremos orienta-lossobre prevenção e reabilitação, aprimorando o conhecimento sobre a patologia por meio de revisão de literatura e propor estratégias para solucioná-la, estimulando e orientando os atletas para a utilização de técnicas e recursos fisioterapêuticos. O projeto empregará uma revisão abrangente da literatura para compreender a patologia. Inicialmente, entrevistas com os atletas fornecerão insights preliminares. Em seguida, avaliações clínicas serão realizadas para diagnosticar insuficiências musculares, estágio da síndrome e orientar um tratamento específico, concentrando-se em fortalecimento muscular, controle motor e correções biomecânicas. Espera-se, com este trabalho, uma notável contribuição ao entendimento da dor femoropatelar, impulsionando o desenvolvimento na área de reabilitação fisioterapêutica. Esperamos, ainda, enriquecer o conhecimento sobre a síndrome, buscando contribuir para o conhecimento da síndrome, promovendo a efetivação dos métodos preventivos no âmbito do esporte, no município de Palmas.

    Palavras-chave: Reabilitação fisioterapêutica; Impacto social; Lesões articulares.

     

  • Palavras-chave
  • Reabilitação fisioterapêutica; Impacto social; Lesões articulares
  • Área Temática
  • Resumo Simples
Voltar Download

ENPE- 9º  Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro  de Ensino, Pesquisa e Extensão

Trata-se de um evento acadêmico organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNITOP. Tem como principal objetivo demonstrar por meio de resumos simples e relatos de experiências os resultados dos trabalhos realizados por estudantes de extensão, TCC, bolsistas e voluntários, professores e participação de membros da sociedade civil realizadas no decorrer do período letivo de 2022 a 2023, pelo Centro Universitário UNITOP, transformando este momento em uma oportunidade para aprenderem e socializarem suas experiências de aprendizagem.

Desta forma, esta obra a partir de trocas dialógicas e transformadoras relevantes para o contexto acadêmico e comunidade emergiram pesquisas e projetos de extensão com resultados expressivos de pesquisa, integração com a sociedade e práticas inovadoras.

Da submissão de resumos simples

 Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).

 O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.

Modalidade de Relato de Estágio e Experiência

O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
  
          1 - Título 
          2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
          3 - Nome do/a/s) autor/a/s
          4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
          5 - Em seguida, o texto do trabalho
       

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. 
 
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).

O template aqui para formatar nas normas do evento.

Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem  parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
 
 O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.

  • Resumo Simples
  • Relato de Experiência
  • Relato de Estágio
  • Multidisciplinar

Reitor

Muniz Araujo Pereira

Comissão Organizadora

Ana Lúcia Brito dos Santos

Karina Donizete Martins

Robson Vila Nova Lopes

Sandra Maria Barbosa

Comissão Científica

Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS

 

Pró-reitoria de Pesquisa

E-mail: proic.itop@gmail.com