RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E A PERCEPÇÃO DE ESTRESSE DOS ESTUDANTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ITOP

  • Autor
  • Tawany Andrade e Silva
  • Co-autores
  • Matheus Gabriel Lira Queiroz , Rafaela Julyana Barboza Devos , Thaizi Campos Barbosa
  • Resumo
  •  

    Introdução: Por muitas vezes, a vida acadêmica se torna estressante, ocasionando redução do sono e tempo de lazer aos universitários, muitas vezes eles não conseguem conciliar o trabalho às necessidades acadêmicas. Esses fatores influenciam estes universitários a terem maus hábitos alimentares, levando ao sedentarismo, doenças e aumento excessivo de stress, onde muitos deles começam a fazer o uso de substâncias lícitas e ilícitas. A prática de atividade física se mostra algo fundamental para o controle do stress e bem-estar físico e mental para estes indivíduos. Deste modo, é interessante promover programas de atividade física, pois auxilia estes jovens na redução destes níveis de stress, promovendo o bem-estar dos jovens e a saúde deles. Objetivo: Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre o nível de atividade física e a percepção de estresse de estudantes do Centro Universitário ITOP. Metodologia: Este projeto visa realizar uma pesquisa em campo, com objetivo metodológico exploratório de natureza quantitativa de procedimento transversal. A pesquisa será realizada através de um formulário online. A amostra será composta por estudantes do Centro Universitário ITOP, com idade de 18 a 59 anos de ambos os sexos. Todos deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os instrumentos utilizados para avaliar os dados serão: Ficha de identificação para avaliar informações pessoais como sexo, idade, curso, período, participação de atléticas e ligas acadêmicas; Questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa para a avaliação da classificação econômica, com questões sobre número de empregados, de automóveis, eletrodomésticos, tipo de água utilizada no domicílio, condições do trecho da rua onde mora e o grau de instrução do chefe de família; Questionário Internacional de Atividade Física para avaliar o Nível de Atividade Física e classificar o indivíduo em sedentário, insuficientemente ativo, ativo e muito ativo; Escala de Percepção de Estresse para a avaliar o nível de estresse percebido, composta por 10 perguntas de múltiplas escolhas, em que quanto maior a pontuação, maior a percepção de estresse. Após a aplicação dos questionários, os resultados serão apresentados para a comunidade acadêmica e será disponibilizado caixas de sugestões para que os acadêmicos possam sugerir ações por parte da instituição para melhora dos níveis de saúde de todos os acadêmicos. Com essas informações em mãos, a acadêmica bolsista, juntamente com sua orientadora e coorientadora, irão organizar um documento com as sugestões e uma proposta de um programa ação para apresentar aos responsáveis pela instituição para que esse programa seja implementado. Resultados Esperados: Espera-se  que os acadêmicos com índices elevados de atividade física apresentem melhores índices de estresse, mostrando assim a importância da atividade física para melhoria da saúde. Conclusão: A pesquisa apresenta relevância social por se tratar de estudos relacionados à prática de atividades físicas e sua relação com a saúde dos estudantes, assunto de suma importância para a formação acadêmica, social, física e mental desses acadêmicos. Com os resultados esperados pelo estudo, é possível a criação de programas de auxílio aos estudantes para que eles tenham acesso à prática de atividades físicas adequadas e prescritas de acordo com suas necessidades.

  • Palavras-chave
  • Exercício Físico, Estresse Psicológico, Saúde do Estudante.
  • Área Temática
  • Resumo Simples
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ENPE- 9º  Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro  de Ensino, Pesquisa e Extensão

Trata-se de um evento acadêmico organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNITOP. Tem como principal objetivo demonstrar por meio de resumos simples e relatos de experiências os resultados dos trabalhos realizados por estudantes de extensão, TCC, bolsistas e voluntários, professores e participação de membros da sociedade civil realizadas no decorrer do período letivo de 2022 a 2023, pelo Centro Universitário UNITOP, transformando este momento em uma oportunidade para aprenderem e socializarem suas experiências de aprendizagem.

Desta forma, esta obra a partir de trocas dialógicas e transformadoras relevantes para o contexto acadêmico e comunidade emergiram pesquisas e projetos de extensão com resultados expressivos de pesquisa, integração com a sociedade e práticas inovadoras.

Da submissão de resumos simples

 Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).

 O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.

Modalidade de Relato de Estágio e Experiência

O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
  
          1 - Título 
          2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
          3 - Nome do/a/s) autor/a/s
          4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
          5 - Em seguida, o texto do trabalho
       

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. 
 
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).

O template aqui para formatar nas normas do evento.

Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem  parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
 
 O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.

  • Resumo Simples
  • Relato de Experiência
  • Relato de Estágio
  • Multidisciplinar

Reitor

Muniz Araujo Pereira

Comissão Organizadora

Ana Lúcia Brito dos Santos

Karina Donizete Martins

Robson Vila Nova Lopes

Sandra Maria Barbosa

Comissão Científica

Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS

 

Pró-reitoria de Pesquisa

E-mail: proic.itop@gmail.com