INTRODUÇÃO
A atividade física possibilita a manutenção da qualidade de vida, sendo considerada um fator determinante do processo do envelhecimento (MATSUDO et al., 2001; SIQUEIRA et al., 2023).
A população idosa se classifica em um grupo de pessoas que necessitam de orientações para a prática de atividade física, pois permite que o idoso tenha uma maior autonomia, maior disposição para a realização das atividades diárias, além da melhora da saúde geral (SOUSA et al., 2019). O curso de educação física permite ao acadêmico adquirir habilidades e competências para trabalhar com a comunidade.
A ação extensionista pode contribuir na formação dos acadêmicos e promover benefícios à comunidade, como a prescrição da atividade física aos idosos (SOUZA, 2022).
Sendo assim, o objetivo deste trabalho é relatar uma ação extensionista realizada por acadêmicos do curso de Educação Física do Centro Universitário UNITOP, sob orientação do docente responsável, que possui como alvo o incentivo aos idosos da prática de atividade física ao ar livre.
DESENVOLVIMENTO
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em novembro de 2023 em uma Unidade Básica de Saúde de uma comunidade da cidade de Palmas/TO.
A ação foi realizada em três etapas. Inicialmente realizou-se uma avaliação física individual dos idosos sob orientação do docente responsável, obtendo os seguintes dados: perimetria, composição corporal por dobras cutâneas, testes de capacidades físicas, anamnese e dados pessoais. A avaliação física foi realizada utilizando fita métrica e adipômetro, conforme representada na Figura 1.
Na segunda etapa da ação, os idosos receberam orientações dos acadêmicos referentes ao uso dos aparelhos de forma correta para evitar lesões e foi entregue a todos um guia de treino, de acordo com as limitações individuais. A Figura 2 representa o momento onde os acadêmicos sob orientação do docente responsável passaram as orientações para os idosos.
A terceira etapa da ação ocorreu na praça pública da comunidade, que contempla uma academia ao ar livre. A partir dos equipamentos disponíveis foram feitas prescrições de treino para os idosos, sob orientação do docente responsável, respeitando suas limitações, as quais foram coletadas na avaliação física. As atividades foram bem aceitas por parte dos idosos, tendo uma troca exitosa de experiência com os acadêmicos, além da gratificação e respeito. Nos momentos de interação os idosos fizeram questionamentos que foram respondidos pelos acadêmicos. As Figuras 3 e 4 representam os momentos onde os idosos realizaram a atividade física ao ar livre sob orientação dos acadêmicos e do docente responsável, seguindo a prescrição individual e personalizada, respeitando suas limitações.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante dos relatos, é notório que o objetivo da ação extensionista foi alcançada com êxito. Percebe-se que houve uma melhoria da percepção da qualidade de vida pelos idosos atendidos, contribuindo para a percepção da importância da prática de atividade física em suas vidas. Os acadêmicos de Educação Física desenvolveram habilidades de vivência social e trocas de experiência.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com