ANÁLISE COMPARATIVA DO CUSTO DIRETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (HIS) UTILIZANDO TABELAS BASE SINAPI E SICRO.

  • Autor
  • Leandro Barbosa Sales
  • Resumo
  •  

     

    O déficit habitacional é um problema que afeta milhões de famílias brasileiras que não possuem uma moradia adequada, que vivem em condições precárias, em favelas, ocupações irregulares ou em moradias improvisadas, tendo como resultado uma baixa qualidade de vida. Surge então a Habitação de Interesse Social (HIS), como uma maneira encontrada para mitigar essa demanda. Essas referem-se a um conjunto de políticas e programas governamentais voltados para o acesso à moradia adequada e de qualidade para a população de baixa renda. No entanto, para a implementação dessas habitações é necessário obedecer uma gama de processos e trâmites específicos previstos em legislação, entre eles a previsão de custos. No contexto da análise dos custos projetados para construção de HIS, o desafio que emerge, é justamente esclarecer a aplicação eficaz das tabelas renomadas de base SINAPI e SICRO, impulsionando melhorias nas práticas de orçamentação, visto que, a urgência do tema é crucial para uma sociedade mais igualitária. Apresentar as variações de custo de uma edificação, tomando como referência as tabelas SINAPI e SICRO. O trabalho será desenvolvido a partir da escolha de um projeto básico de habitação de interesse Social (HIS). Na sequência serão elaboradas as planilhas orçamentárias, segundo as bases de referências SINAPI e SICRO. Esperamos com o desenvolvimento deste trabalho, além de sugerir a referência de custo que melhor se aplica para as obras em questão, indicar a possibilidade de adoção de uma base de dados mais econômica e com isso proporcionar a edificação de um maior número de habitações dentro de uma verba definida a essa finalidade.

     

  • Palavras-chave
  • HIS, Sinapi, Sicro
  • Área Temática
  • Resumo Simples
Voltar Download

ENPE- 9º  Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro  de Ensino, Pesquisa e Extensão

Trata-se de um evento acadêmico organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNITOP. Tem como principal objetivo demonstrar por meio de resumos simples e relatos de experiências os resultados dos trabalhos realizados por estudantes de extensão, TCC, bolsistas e voluntários, professores e participação de membros da sociedade civil realizadas no decorrer do período letivo de 2022 a 2023, pelo Centro Universitário UNITOP, transformando este momento em uma oportunidade para aprenderem e socializarem suas experiências de aprendizagem.

Desta forma, esta obra a partir de trocas dialógicas e transformadoras relevantes para o contexto acadêmico e comunidade emergiram pesquisas e projetos de extensão com resultados expressivos de pesquisa, integração com a sociedade e práticas inovadoras.

Da submissão de resumos simples

 Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).

 O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.

Modalidade de Relato de Estágio e Experiência

O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
  
          1 - Título 
          2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
          3 - Nome do/a/s) autor/a/s
          4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
          5 - Em seguida, o texto do trabalho
       

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. 
 
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).

O template aqui para formatar nas normas do evento.

Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem  parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
 
 O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.

  • Resumo Simples
  • Relato de Experiência
  • Relato de Estágio
  • Multidisciplinar

Reitor

Muniz Araujo Pereira

Comissão Organizadora

Ana Lúcia Brito dos Santos

Karina Donizete Martins

Robson Vila Nova Lopes

Sandra Maria Barbosa

Comissão Científica

Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS

 

Pró-reitoria de Pesquisa

E-mail: proic.itop@gmail.com