A Educação em Saúde em Primeiros Socorros de Obstrução de Vias Aéreas é vital para o Suporte Básico de Vida (SBV), pois capacita pessoas leigas a manter os sinais vitais de uma vítima. A alta taxa de mortalidade e hospitalização entre recém-nascidos e crianças com menos de um ano devido à Obstrução das Vias Aéreas Externas (OVAE) ressalta a importância do SBV. A Aspiração de Corpo Estranho (ACE) é um incidente comum que pode levar à asfixia e, em casos graves, à parada cardiorrespiratória e até à morte. Portanto, é crucial saber identificar sinais de obstrução e ter conhecimentos de primeiros socorros. A Educação em Saúde, inseparável da Enfermagem, desempenha um papel fundamental durante o pré-natal sobre OVAE e intervenções nessas situações. É essencial que as mães ou tutores tenham conhecimento sobre os primeiros socorros ainda neste período, aumentando assim a probabilidade de sobrevivência do bebê. O objetivo deste trabalho é analisar os materiais de Educação em Saúde sobre primeiros socorros para ACE utilizados no Estado do Tocantins identificando aspectos direcionados para a alfabetização biológica em saúde. Os objetivos específicos são: Analisar os materiais didáticos pedagógicos instrucionais como cartazes, folders e outros materiais sobre primeiros socorros para ACE utilizados na Educação em Saúde no Tocantins; Elaborar material didático-pedagógico instrucional de Educação em Saúde sobre primeiros socorros para ACE; Validar o material didático-pedagógico instrucional de Educação em Saúde sobre primeiros socorros para ACE produzido. Para isso, adota uma abordagem metodológica baseada na promoção de Primeiros Socorros, visando a realização de um estudo descritivo das práticas de atendimento emergencial. A pesquisa é qualitativa em Saúde e considera a interação entre as dimensões conceituais, epistemológicas e sociais do conhecimento científico. A coleta de dados será realizada diretamente com os organismos responsáveis pela divulgação e disponibilização das informações, utilizando para análise o aplicativo Atlas.ti . O material será submetido ao processo de Elaboração-Aplicação-Reelaboração (EAR) para validação e organizado segundo uma abordagem sociocultural. Os resultados parciais alcançados do projeto em andamento seguem o cronograma estabelecido, e atualmente são: Pesquisa nos repositórios Periódicos da CAPES e Google Acadêmico; escrita de revisão de literatura; coleta de dados na Secretaria Municipal da Saúde de Palmas/TO. Consideramos que a pesquisa contribuirá para o conhecimento da natureza didática dos materiais instrucionais das campanhas de Educação em Saúde para primeiros socorros utilizados no Estado do Tocantins, de forma afundamentar cientificamente a produção destes materiais, a fim de promover conhecimento eficiente que subsidie a tomada de decisão da população em situação de obstrução das vias aéreas externas por ACE, e que, de forma significativa, desenvolva os índices de atendimento e de proteção contra acidentes com consequente diminuição da mortalidade.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com