Introdução: O Brasil já é o sexto país do mundo em taxa de envelhecimento populacional, que configura um cenário típico de países longevos, com características bem marcantes, como a presença de doenças mais complexas e onerosas. Mudança no padrão demográfico brasileiro vem aumentando a demanda nos serviços de saúde, com maiores investimentos na busca por uma melhoria da capacidade funcional dos idosos, influenciando, diretamente, na sua qualidade de vida. Diante deste fato, surge à proposta de desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que seja capaz de auxiliar os profissionais de saúde na avaliação do risco de quedas em idosos e a elaboração deste aplicativo possibilitará não só o suporte na avaliação e classificação de risco de quedas, como também permitirá um gerenciamento mais próximo das fichas dos pacientes avaliados, subsidiando o desenvolvimento de projetos em saúde que visem à prevenção desses agravos de forma mais rápida e eficaz. Esta ferramenta web mobile terá os dados disponíveis, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma ágil e seus resultados poderão ser armazenados no próprio dispositivo ou em um e-mail previamente cadastrado. Objetivo: Temos como objetivo geral desenvolver e testar um software tipo aplicativo que auxilie os profissionais de saúde na avaliação do risco de quedas em idosos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem investigativa de caráter qualitativa quantitativa com idosos onde serão aplicadas escalas de avaliação de equilíbrio e dor em idosos através da utilização de software. Resultados e Discussão: Manusear novas ferramentas tecnológicas na área da saúde, este estudo apesar de ainda na fase inicial espera-se que a tecnologia influencie no processo de melhoria da avaliação das atividades desempenhadas pelos acadêmicos e fisioterapeutas. Conclusão: Tendo em vista que o projeto ainda está em desenvolvimento não conseguimos concluir de forma precoce seus resultados e relevância para o atual cenário da sociedade.
Palavras chaves: Idoso, Queda, Prevenção
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com