Introdução: O desenvolvimento da Fonoaudiologia iniciou-se nos Estados Unidos em 1930, com os primeiros cursos de graduação superior, expandindo-se para a América do Sul na década de 1950. A regulamentação no Brasil ocorreu em 1981, reconhecendo 14 especialidades. Com 52.518 fonoaudiólogos no Brasil, a concentração é notável no Sudeste, totalizando 26.454 profissionais, enquanto o Norte tem 4.263, correspondendo a 8,11%. O Tocantins, fundado em 1988, enfrenta desafios acadêmicos na Fonoaudiologia, se comparado com outras federações brasileiras, em termos de objetos de estudo e reflexões acadêmicas, ainda não dispõe de um vasto conjunto de obras e produções científicas que possam ser utilizadas. O surgimento da Fonoaudiologia no estado do Tocantins foi marcado pela migração de profissionais vindos de várias regiões do país. O primeiro registro aconteceu na cidade de Gurupi com a atuação da fonoaudióloga Maria de Lourdes da Silveira. Em agosto de 1999 houve a criação da Associação dos Fonoaudiólogos do Estado do Tocantins (AFETO). Embora já exista esse levantamento quantitativo pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia , ainda não há na literatura dados voltados para o estado do Tocantins apresentando os focos da atuação profissional na região.
Objetivo: Realizar um levantamento de dados sobre a quantidade de profissionais e as áreas de atuação dos fonoaudiólogos que atuam no estado do Tocantins - Brasil, apresentando o perfil destes profissionais e suas atribuições nos setores em que atuam.
Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, qualitativo e quantitativo realizado no estado do Tocantins, sem limitação de cidades. A coleta de dados será realizada no período de março a maio de 2024, por meio de análise das respostas ao questionário eletrônico encaminhado aos profissionais.
Resultados e Discussão: Embora o estudo ainda se encontre em fase inicial almeja-se construir dados importantes sobre a situação da Fonoaudiologia no estado do Tocantins, destacando os pontos frágeis no mapa de atuação e consequentemente divulgando e instruindo a a população sobre a atuação da profissão.
Conclusão: A literatura ainda carece de dados específicos sobre o Tocantins, a respeito dos focos da atuação profissional na região. Diante desse cenário, o presente estudo busca fornecer uma análise das áreas com maior concentração de profissionais, identificando se estão predominantemente no setor público ou privado, e investigando as origens desses profissionais. Este esforço visa evidenciar lacunas em determinados campos de atividade, ao mesmo tempo em que almeja ampliar o reconhecimento do curso de graduação em Fonoaudiologia no estado do Tocantins.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com