A FONOAUDIOLOGIA NO ESTADO DO TOCANTINS - DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ÀS ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • Autor
  • Ludmilla Loyane de Oliveira
  • Co-autores
  • Isadora Rocha Damasceno , Patrícia Policeno de Resende , Bruno Melo Pereira
  • Resumo
  • Introdução: O desenvolvimento da Fonoaudiologia iniciou-se nos Estados Unidos em 1930, com os primeiros cursos de graduação superior, expandindo-se para a América do Sul na década de 1950. A regulamentação no Brasil ocorreu em 1981, reconhecendo 14 especialidades. Com 52.518 fonoaudiólogos no Brasil, a concentração é notável no Sudeste, totalizando 26.454 profissionais, enquanto o Norte tem 4.263, correspondendo a 8,11%. O Tocantins, fundado em 1988, enfrenta desafios acadêmicos na Fonoaudiologia, se comparado com outras federações brasileiras, em termos de objetos de estudo e reflexões acadêmicas, ainda não dispõe de um vasto conjunto de obras e produções científicas que possam ser utilizadas. O surgimento da Fonoaudiologia no estado do Tocantins foi marcado pela migração de profissionais vindos de várias regiões do país. O primeiro registro aconteceu na cidade de Gurupi com a atuação da fonoaudióloga Maria de Lourdes da Silveira. Em agosto de 1999 houve a criação da Associação dos Fonoaudiólogos do Estado do Tocantins (AFETO). Embora já exista esse levantamento quantitativo pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia , ainda não há na literatura dados voltados para o estado do Tocantins apresentando os focos da atuação profissional na região.

    Objetivo: Realizar um levantamento de dados sobre a quantidade de profissionais e as áreas de atuação dos fonoaudiólogos que atuam no estado do Tocantins - Brasil, apresentando o perfil destes profissionais e suas atribuições nos setores em que atuam.

    Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, qualitativo e quantitativo realizado no estado do Tocantins, sem limitação de cidades. A coleta de dados será realizada no período de março a maio de 2024, por meio de análise das respostas ao questionário eletrônico encaminhado aos profissionais.

    Resultados e Discussão: Embora o estudo ainda se encontre em fase inicial almeja-se construir dados importantes sobre a situação da Fonoaudiologia no estado do Tocantins, destacando os pontos frágeis no mapa de atuação e consequentemente divulgando e instruindo a a população sobre a atuação da profissão.

    Conclusão: A literatura ainda carece de dados específicos sobre o Tocantins, a respeito dos focos da atuação profissional na região. Diante desse cenário, o presente estudo busca fornecer uma análise das áreas com maior concentração de profissionais, identificando se estão predominantemente no setor público ou privado, e investigando as origens desses profissionais. Este esforço visa evidenciar lacunas em determinados campos de atividade, ao mesmo tempo em que almeja ampliar o reconhecimento do curso de graduação em Fonoaudiologia no estado do Tocantins.

  • Palavras-chave
  • Fonoaudiologia, Tocantins, Profissionais.
  • Área Temática
  • Resumo Simples
Voltar Download

ENPE- 9º  Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro  de Ensino, Pesquisa e Extensão

Trata-se de um evento acadêmico organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNITOP. Tem como principal objetivo demonstrar por meio de resumos simples e relatos de experiências os resultados dos trabalhos realizados por estudantes de extensão, TCC, bolsistas e voluntários, professores e participação de membros da sociedade civil realizadas no decorrer do período letivo de 2022 a 2023, pelo Centro Universitário UNITOP, transformando este momento em uma oportunidade para aprenderem e socializarem suas experiências de aprendizagem.

Desta forma, esta obra a partir de trocas dialógicas e transformadoras relevantes para o contexto acadêmico e comunidade emergiram pesquisas e projetos de extensão com resultados expressivos de pesquisa, integração com a sociedade e práticas inovadoras.

Da submissão de resumos simples

 Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).

 O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.

Modalidade de Relato de Estágio e Experiência

O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
  
          1 - Título 
          2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
          3 - Nome do/a/s) autor/a/s
          4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
          5 - Em seguida, o texto do trabalho
       

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. 
 
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).

O template aqui para formatar nas normas do evento.

Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem  parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
 
 O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.

  • Resumo Simples
  • Relato de Experiência
  • Relato de Estágio
  • Multidisciplinar

Reitor

Muniz Araujo Pereira

Comissão Organizadora

Ana Lúcia Brito dos Santos

Karina Donizete Martins

Robson Vila Nova Lopes

Sandra Maria Barbosa

Comissão Científica

Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS

 

Pró-reitoria de Pesquisa

E-mail: proic.itop@gmail.com