Introdução: O Brasil é um dos países com a maior biodiversidade do mundo, tendo como um de seus principais biomas o cerrado, este bioma é conhecido por possuir uma abundante variedade de espécies da família Rubiaceae, pertencente ao grupo angiospermas, podendo apresentar espécies de grandes folhagens, belas flores, ervas, arbustos ou árvores, se mostrando presentes em regiões tropicais e subtropicais (JUNIOR; VIEIRA, 2015; SANO e Colaboradores 2010). A Tocoyena formosa (Cham. & Schlecht.) K. Schum conhecido popularmente jenipapo-bravo não é um produto comestível (LUCENA et al., 2011). De acordo com estudos etnofarmacológicos, a casca dessa árvore é utilizada para fins medicinais como agente anti-inflamatório, indicada para contusões e luxações, sendo a espécie também importante na alimentação, na cicatrização de ferimentos e como fitoterápica (COSTA, 2021; QUARESMA, 2016; RIBEIRO ET AL., 2018). Apesar da importância das espécies arbóreas nativas, ainda há carência de informações sobre a preservação e a propagação de T. formosa o que dificulta sua exploração racional, além do fato de ser uma espécie que encontrar-se em via extinção em algumas regiões do Brasil e devida à escassez de informações relacionadas à germinação e conservação desta espécie (BONAMIGO, et al., 2018). Objetivo: identificar as classes químicas presentes nas amostras através de triagem fitoquímica e verificar a atividade antioxidante do extrato hidroalcóolico no extrato do Tocoyena formosa (Cham. & Schlecht.) K. Schum pelo método DPPH. Metodologia: As folhas da Tocoyena formosa (Cham. & Schlecht.) K. Schum foram coletadas na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS localizado em Palmas – TO, sendo que a espécie vegetal foi identificada pelo botânico responsável técnico pelo Herbário localizado dentro do campus da instituição, após foi realizado a secagem das folhas em estufa na temperatura de 40 ºC por 5 dias, o material vegetal foi triturado em moinho de facas e armazenado sob proteção da luz em temperatura ambiente, para posteriormente ser realizado a identificação de metabolitos secundários e avaliação de atividade antioxidante pelo método DPPH. Resultados e Discussão: A pesquisa está em fase preliminar com a realização do levantamento biblíográfico para identificação de artigos que realizarão análise de atividade antixidantes e triagem fitoquímica para a prospecção preliminar dos diferentes constituintes químicos de plantas objeto deste estudo, após o levantamento bibliográfico ira iniciar as análises propostas na metodologia. Conclusão: Espera-se que ao finalizar esse trabalho permita identificar os metabólitos secundários e realizar atividade antioxidante da espécie de Tocoyena formosa, afim de realizar estudos bioprospecção e subsequentes a fim de encontrar compostos com aplicabilidade farmacológica e biocosmética.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com