IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA DA DOR
Iniciação Científica
Introdução: A dor crônica é um problema global, com prejuízos emocionais e funcionais para os indivíduos, alta demanda nos serviços de saúde e altos impactos na economia. A Educação em dor é considerada uma estratégia fundamental no tratamento do paciente com dor crônica. Uma das abordagens mais comuns para a educação em dor é a educação em neurociência da dor - END Objetivo: Realizar revisão da literatura sobre a educação em neurociência da dor como estratégia de prevenção e tratamento fisioterapêutico. Metodologia: Estudo de revisão de literatura, utilizando as palavras-chave: educação em neurociência da dor, dor crônica, cervicalgia, lombalgia e fisioterapia. Critérios de inclusão: ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e metanálises publicados no período de 2019 a 2023. As bases de dados pesquisadas foram: PubMed e Scielo. Resultados e Discussão: Foram encontrados 10 artigos e em todos a END foi considerada como uma estratégia essencial no tratamento da dor. A END visa alterar as percepções e crenças desadaptativas da dor. Esta terapia educativa pode ser uma ferramenta útil para melhora na qualidade de vida dos pacientes, e utilizada em contextos clínicos e comunitários como medida preventiva e de tratamento, sendo aplicada de forma isolada ou em combinação com outras técnicas. Educação em neurociência da dor associada a exercícios terapêuticos com exposição gradual e intervenção multimodais são as mais eficazes para a modificação do comportamento e a adesão ao exercício, terapia cognitivo-funcional, higiene do sono, retreinamento sensório-motor e realidade virtual também demonstraram resultados positivos. Estudos que aplicaram a educação em neurociência da dor como intervenção demonstraram melhorias significativas nas concepções de catastrofização e no entendimento da dor. A educação em dor está sendo amplamente utilizada, pois além dos resultados positivos, tem baixo custo. Nos países em desenvolvimento, os sistemas de saúde não são capazes de lidar com essa problemática crescente da dor crônica, que exige solução com valores reduzidos e eficazes. Portanto, as estratégias de END tem grande relevância, e devem ser incentivadas como ferramenta de prevenção e tratamento de pacientes com dor na atuação prática fisioterapêutica. Conclusão: A educação em neurociência da dor associada com intervenções multimodais, seja para prevenção como tratamento tem demonstrado resultados positivos para a melhora de pacientes com dor crônica.
Palavras-chave: Educação em dor, fisioterapia, neurofisiologia da dor, dor crônica, lombalgia, cervicalgia.
¹- Orcid: 0000-0002-6695-8938.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5570275006367917 e-mail: profangela.sy@gmail.com
²- Orcid: 0009-0009-8136-1185.
Lattes:http://lattes.cnpq.br/3801837376181680. e-mail: dalvania.silva.dcs@gmail.com
³ - Orcid: 0009-0009-2019-7262.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4006835297981235. e-mail: goncalves.bgbianca@gmail.com.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com