importância da educação em neurociência da dor

  • Autor
  • DALVANIA DA CRUZ SILVA
  • Co-autores
  • Bianca Braga Gonçalves
  • Resumo
  •  IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA DA DOR


     

     

     

    Iniciação Científica

     

    Introdução:  A dor crônica é um problema global, com prejuízos emocionais e funcionais para os indivíduos, alta demanda nos serviços de saúde e altos impactos na economia. A Educação em dor é considerada  uma estratégia fundamental no tratamento do paciente com dor crônica. Uma das abordagens mais comuns para a educação em dor é a educação em neurociência da dor - END Objetivo: Realizar revisão da literatura sobre a educação em neurociência da dor como estratégia de prevenção e tratamento fisioterapêutico. Metodologia:  Estudo de revisão de literatura, utilizando as palavras-chave: educação em neurociência da dor, dor crônica, cervicalgia, lombalgia e fisioterapia. Critérios de inclusão: ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e metanálises publicados no período de 2019 a 2023. As bases de dados pesquisadas foram: PubMed e Scielo. Resultados e Discussão: Foram encontrados 10 artigos e em todos a END foi considerada como uma estratégia essencial no tratamento da dor. A END visa alterar as percepções e crenças desadaptativas da dor. Esta terapia educativa pode ser uma ferramenta útil para melhora na qualidade de vida dos pacientes, e utilizada em contextos clínicos e comunitários como medida preventiva e de tratamento, sendo aplicada de forma isolada ou em combinação com outras técnicas. Educação em neurociência da dor associada a exercícios terapêuticos com exposição gradual e intervenção multimodais são as mais eficazes para a modificação do comportamento e a adesão ao exercício, terapia cognitivo-funcional, higiene do sono, retreinamento sensório-motor e realidade virtual também demonstraram resultados positivos. Estudos que aplicaram a educação em neurociência da dor como intervenção demonstraram melhorias significativas nas concepções de catastrofização e no entendimento da dor. A educação em dor está sendo amplamente utilizada, pois além dos resultados positivos, tem baixo custo. Nos países em desenvolvimento, os sistemas de saúde não são capazes de lidar com essa problemática  crescente da dor crônica, que exige solução com valores reduzidos e eficazes. Portanto, as estratégias de END tem grande relevância, e devem ser incentivadas como ferramenta de prevenção e tratamento de pacientes com dor na atuação prática fisioterapêutica. Conclusão: A educação em neurociência da dor associada com intervenções multimodais, seja para prevenção como tratamento tem demonstrado resultados positivos para a melhora de pacientes com dor crônica.

     

    Palavras-chave: Educação em dor, fisioterapia, neurofisiologia da dor, dor crônica, lombalgia, cervicalgia.





     

    ¹- Orcid:  0000-0002-6695-8938.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5570275006367917 e-mail: profangela.sy@gmail.com

    ²- Orcid: 0009-0009-8136-1185.

    Lattes:http://lattes.cnpq.br/3801837376181680. e-mail:  dalvania.silva.dcs@gmail.com

    ³ - Orcid: 0009-0009-2019-7262.

    Lattes: https://lattes.cnpq.br/4006835297981235. e-mail: goncalves.bgbianca@gmail.com.

  • Palavras-chave
  • Educação em dor, fisioterapia, neurofisiologia da dor, dor crônica, lombalgia, cervicalgia.
  • Área Temática
  • Resumo Simples
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ENPE- 9º  Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro  de Ensino, Pesquisa e Extensão

Trata-se de um evento acadêmico organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNITOP. Tem como principal objetivo demonstrar por meio de resumos simples e relatos de experiências os resultados dos trabalhos realizados por estudantes de extensão, TCC, bolsistas e voluntários, professores e participação de membros da sociedade civil realizadas no decorrer do período letivo de 2022 a 2023, pelo Centro Universitário UNITOP, transformando este momento em uma oportunidade para aprenderem e socializarem suas experiências de aprendizagem.

Desta forma, esta obra a partir de trocas dialógicas e transformadoras relevantes para o contexto acadêmico e comunidade emergiram pesquisas e projetos de extensão com resultados expressivos de pesquisa, integração com a sociedade e práticas inovadoras.

Da submissão de resumos simples

 Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).

 O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.

Modalidade de Relato de Estágio e Experiência

O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
  
          1 - Título 
          2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
          3 - Nome do/a/s) autor/a/s
          4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
          5 - Em seguida, o texto do trabalho
       

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. 
 
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).

O template aqui para formatar nas normas do evento.

Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem  parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
 
 O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.

  • Resumo Simples
  • Relato de Experiência
  • Relato de Estágio
  • Multidisciplinar

Reitor

Muniz Araujo Pereira

Comissão Organizadora

Ana Lúcia Brito dos Santos

Karina Donizete Martins

Robson Vila Nova Lopes

Sandra Maria Barbosa

Comissão Científica

Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS

 

Pró-reitoria de Pesquisa

E-mail: proic.itop@gmail.com