Introdução: A pecuária é o conjunto de técnicas de tratamento e manejo para a produção de produtos com objetivos econômicos, o Brasil sendo caracterizado pelo maior rebanho comercial (~194,0 milhões de cabeças das quais 80% é representada pela raça Nelore ) e maior exportador de carne bovina do mundo. Atualmente, a produção animal ainda é a principal fonte de proteína para os seres humanos, com grande valor econômico e estratégico para a maioria dos países. Objetivo: Realizar um levantamento bibliografico sobre os efeitos do bem-estar e conforto térmico na produção pecuária tocantinense, além de conhecer as principais técnicas e metodologias para minimizar os efeitos do clima na produção de bovinos de corte. Metodologia: Será realizada uma revisão integrativa da literatura tendo como pergunta norteadora: Se há efeito do bem-estar e do conforto térmico na produção pecuária? A revisão integrativa compreenderá em cinco etapas: estabelecimento do problema; seleção da amostra; caracterização dos estudos; análise e discussão dos resultados; e apresentação dos resultados. A busca será realizada nas bases de dados SciELO, Medline, Lilacs, Scopus e Web of Science. Será utilizada para a busca a expressão “conforto térmico para bovinos de cortes”, “índices térmicos para nelore a pasto”, “Zoneamento bioclimático para bovinos de corte” em português, em inglês “thermal comfort”, “thermal index”, “bioclimatic zone”. Ainda, palavras chaves equivalentes em outro idioma dos descritores de indexação nas bases de dados conectados pelos operadores boleanos “and”, ‘or” e “not”. Resultados e Discussão: Como resultados parciais/iniciais da pesquisa, foi possível identificar que a eficiência econômica do sistema de produção se dá por meio da aplicação e combinação de várias técnicas de produção existentes. Nesse processo produtivo, se faz necessário cada vez aumentar a produção. Diante dos inúmeros desafios o clima continua sendo um dos fatores mais importantes a ser considerado na produção pecuária a posto, pois as alterações climáticas tem influenciado no comportamento fisiológico dos animais. A relação do animal com o ambiente deve ser considerada quando se tem o intuito de maximizar o rendimento na pecuária. A partir do conhecimento exato dos fatores que intervêm na vida produtiva do animal, dado o exemplo do estresse determinado pelas variações do meio ambiente, possibilita adequação nas rotinas de manejo dos sistemas produtivos, permitindo ofertar desenvolvimento sustentável e viabilidade econômica.Considerações finais: Os resultados desta pesquisa poderão alcançar toda a cadeia produtiva da produção pecuária com criação a pasto no cerrado tocantinense, com dados e informações que influenciarão de forma positiva os estudos de microclima, índices de conforto e bem-estar.
Palavras-chave: Estresse térmico, produção animal, revisão.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com