Introdução: O presente projeto surge da atual necessidade de novas ferramentas para conduzir, mediar, a ontologia e o sujeito. Através do jogo, que a luz de Huizinga (2000, p. 5) é percebido como “fato mais antigo que a cultura”, busca-se relacionar o universo dos jogos narrativos, colaborativos, conhecidos como Role playing games (RPG) e os princípios da educação em saúde. Utilizando um jogo analógico de RPG de mesa, em que estudantes e/ou profissionais da área da saúde, tenham oportunidade de interagir com as mecânicas do jogo e aprimorar suas habilidades clínicas, desenvolver competências essenciais, além de se familiarizar com a área de atuação. Objetivo: Desenvolver um jogo analógico inovador que simule cenários de urgência, incorporando elementos de gamificação para melhorar a aprendizagem, cognição e raciocínio, além de avaliar seu impacto na educação e saúde. Metodologia: A presente pesquisa se desenvolve através de uma abordagem metodológica que combina pesquisa teórica e prática. Na fase teórica são realizadas revisões bibliográficas para embasar as decisões de design e metodologia do jogo analógico. A criação do jogo envolverá a colaboração do alunado de enfermagem nas disciplinas de TCC e a Liga UNITOP de Urgência e Emergência. A eficácia do jogo será avaliada por meio de experimentos com participantes, analisando a melhoria na tomada de decisão e compreensão dos procedimentos de urgência. Resultados e Discussão: é esperado que os alunos não adquirem apenas conhecimento teórico, mas também para a aplicação prática desse conhecimento em situações do mundo real. Através dos jogos analógicos e da gamificação, espera-se aumentar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que se promove a aquisição de competências cruciais para a tomada de decisões acertadas em cenários urgentes e complexos.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com