JOGOS ANALÓGICOS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A INTERPRETAÇÃO DE PERSONAGENS RELACIONADA A URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

  • Autor
  • Arthur Barbosa de Oliveira
  • Co-autores
  • Thalita Alipio Medeiros
  • Resumo
  • Introdução: O presente projeto surge da atual necessidade de novas ferramentas para conduzir, mediar, a ontologia e o sujeito. Através do jogo, que a luz de Huizinga (2000, p. 5) é percebido como “fato mais antigo que a cultura”, busca-se relacionar o universo dos jogos narrativos, colaborativos, conhecidos como Role playing games (RPG) e os princípios da educação em saúde. Utilizando um jogo analógico de RPG de mesa, em que estudantes e/ou profissionais da área da saúde, tenham oportunidade de interagir com as mecânicas do jogo e aprimorar suas habilidades clínicas, desenvolver competências essenciais, além de se familiarizar com a área de atuação. Objetivo: Desenvolver um jogo analógico inovador que simule cenários de urgência, incorporando elementos de gamificação para melhorar a aprendizagem, cognição e raciocínio, além de avaliar seu impacto na educação e saúde. Metodologia: A presente pesquisa se desenvolve através de uma abordagem metodológica que combina pesquisa teórica e prática. Na fase teórica são realizadas revisões bibliográficas para embasar as decisões de design e metodologia do jogo analógico. A criação do jogo envolverá a colaboração do alunado de enfermagem nas disciplinas de TCC e a Liga UNITOP de Urgência e Emergência. A eficácia do jogo será avaliada por meio de experimentos com participantes, analisando a melhoria na tomada de decisão e compreensão dos procedimentos de urgência. Resultados e Discussão: é esperado que os alunos não adquirem apenas conhecimento teórico, mas também para a aplicação prática desse conhecimento em situações do mundo real. Através dos jogos analógicos e da gamificação, espera-se aumentar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que se promove a aquisição de competências cruciais para a tomada de decisões acertadas em cenários urgentes e complexos.

  • Palavras-chave
  • Role playing games, Educação em Saúde, Urgência e Emergência.
  • Área Temática
  • Resumo Simples
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ENPE- 9º  Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro  de Ensino, Pesquisa e Extensão

Trata-se de um evento acadêmico organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNITOP. Tem como principal objetivo demonstrar por meio de resumos simples e relatos de experiências os resultados dos trabalhos realizados por estudantes de extensão, TCC, bolsistas e voluntários, professores e participação de membros da sociedade civil realizadas no decorrer do período letivo de 2022 a 2023, pelo Centro Universitário UNITOP, transformando este momento em uma oportunidade para aprenderem e socializarem suas experiências de aprendizagem.

Desta forma, esta obra a partir de trocas dialógicas e transformadoras relevantes para o contexto acadêmico e comunidade emergiram pesquisas e projetos de extensão com resultados expressivos de pesquisa, integração com a sociedade e práticas inovadoras.

Da submissão de resumos simples

 Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).

 O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.

Modalidade de Relato de Estágio e Experiência

O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
  
          1 - Título 
          2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
          3 - Nome do/a/s) autor/a/s
          4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
          5 - Em seguida, o texto do trabalho
       

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. 
 
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).

O template aqui para formatar nas normas do evento.

Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem  parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
 
 O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.

  • Resumo Simples
  • Relato de Experiência
  • Relato de Estágio
  • Multidisciplinar

Reitor

Muniz Araujo Pereira

Comissão Organizadora

Ana Lúcia Brito dos Santos

Karina Donizete Martins

Robson Vila Nova Lopes

Sandra Maria Barbosa

Comissão Científica

Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS

 

Pró-reitoria de Pesquisa

E-mail: proic.itop@gmail.com