Introdução: A produção artesanal de queijos no Brasil é tradicional, com destaque para o queijo de coalho que é produzido em diversas regiões. Para tanto, a fabricação de queijos artesanais, como o queijo de coalho, deve seguir as boas práticas de fabricação e o leite deve ser proveniente de animais em condições sanitárias adequadas. Alguns pesquisa relatam que a má qualidade do queijo pode constituir risco à saúde do consumidor. Este fato se deve principalmente, às precárias condições higiênico-sanitárias desde a ordenha, às deficiências estruturais das pequenas queijarias e à falta de conhecimentos técnicos sobre higiene e armazenamento. Objetivo: Analisar a qualidade físico-química do queijo de coalho artesanal comercializado na cidade de Palmas-TO. Metodologia: Um total de 15 amostras de queijo coalho, será adquirida mediante compra, sem informar que se trata de pesquisa, em supermercados e feiras livres. Após a compra, as amostras de 300g do produto, serão mantidas na embalagem plástica original dos vendedores, e acondicionadas em embalagem secundária de polietileno autoclavado por 15 minutos a 121°C e acondicionada em caixa isotérmica com gelo, distribuído exteriormente ao redor de toda a embalagem. Logo após, serão encaminhadas para o Laboratório da Faculdade UNITOP, para serem realizadas as análises. As análises físico-químico de queijo de coalho artesanal serão realizadas através dos parâmetros: potencial hidrogeniônico (pH), determinação da atividade de água, determinação da umidade determinação da Acidez. Resultados: Não há dados a serem discutidos no momento, pois a pesquisa está em fase de levantamento bibliográfico. Conclusão: No momento não será possível concluir pois a pesquisa está em fase de desenvolvimento.
Palavras-chave: artesanal, subprodutos, segurança alimentar.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com