Introdução: A Etnobotânica e Etnofarmacologia são consideradas importantes ferramentas no resgate de saberes tradicionais das sociedades humanas, contribuindo para conservação e valorização do conhecimento popular e, que quase sempre, as informações são transferidas oralmente, estes estudos constituem um grande desafio, seja seja pelo extermínio de alguns povos que não deixaram registros escritos, seja pela introdução de novos hábitos pelas sociedades modernas (SALES, et al., 2015). A utilização de plantas medicinais no Brasil tem como facilitadores a grande diversidade vegetal e o baixo custo associado à terapêutica, o que vem despertando a atenção dos programas de assistência à saúde ao formular, implementar políticas públicas para valorização do conhecimento tradicional e científico das plantas medicinais e sua inserção na saúde pública para cuidados primários, representam o marco regulatório e incentivo à pesquisa para plantas medicinais e fitoterápicas, priorizando a biodiversidade do país, o desenvolvimento de tecnologias e inovações nas diversas fases da cadeia produtiva (SALES, et al., 2015; SANTOS, et al., 2011). A execução deste trabalho, será realizada com colaboração da pessoa indígena tendo com finalidade de beneficiar as comunidades indígenas localizada no Estado do Tocantins com a da medicina tradicional indígena e divulgação do conhecimento tradicional, buscando a melhoria de suas condições de vida e saúde durante o processo de integração do índio à comunhão nacional, na busca do cuidado na Rede de Atenção Saúde. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é realizar o leventamento etnofarmacologico dos povos originários pertecentes a comunidade indígina Khaô – que permite a manutenção de forma escritas e dos conhecimentos tradicionais destes povos e dos profissionais de saúde para o cuidado durante o manejo primário com uso da fitoterapia. Metodologia: A coleta de dados será realizada de acordo com a metodologia adaptada e proposta Albuquerque e Hanazaki (2006), atraves de entrevista esttruturados na forma de questionários, sendo obtidas as seguintes informações: nomes populares das plantas, ocorrência, parte utilizada, modo de preparo e indicação clínica. Resultados e Discussão: Para execução do trabalho o projeto foi submetido a FUNAI para autorização da entrada no terrítorio Khao (terra indígina), logo após será solicitado autorização da comunidade alvo da pesquisa, conforme previsto na Resolução CNS nº 304/2020, mediantes autorização a pesquisa será submetida a Plataforma Brasil. Conclusão: Espera- se que este estudo contribua para resgate cultural do uso de plantas medicinais dos povos tradicionais, bem como direcionamento de ações de educação em saúde desta população e dos profissionais de saúde, considerando os aspectos específicos dos indígenas, principalmente no que diz respeito a sua história cultura e costume.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com