Introdução: Produzido por aves domésticas de qualquer espécie, o ovo fresco em casca é considerado um excelente recurso de proteína de alto valor biológico sendo consumido em todo o mundo por ser um alimento versátil e economicamente acessível para todas as classes sociais. Na produção de ovos caipiras, as aves são criadas soltas em sistemas extensivos, as quais são menos expostas a fatores de estresse quando são comparadas ao sistema de criação intensivo. Geralmente a qualidade de um ovo fresco está relacionada às características que afetam a aceitabilidade dos ovos pelo consumidor. Ou seja, suas características externas e internas. Este aspecto é determinado por meio da avaliação dos parâmetros físico-químicos e nutricionais. Apesar das barreiras de defesa do próprio ovo, medidas devem ser adotadas no intuito de diminuir a sua contaminação, uma vez que a queda na qualidade já se inicia no momento da postura e se prolonga rapidamente se não houver técnicas adequadas para armazenamento e conservação. O ovo está exposto a uma série de fatores que implicam na sua contaminação, envolvendo desde os funcionários, equipamentos, instalações, manejo e inclusive a própria ave. Objetivo: Avaliar a qualidade físico-química de ovos caipiras comercializado na cidade de Palmas-TO. Metodologia: As amostras de ovos caipira utilizados neste estudo será adquiridos mediante compra em feiras, supermercados, mercados, padarias da cidade de Palmas. Serão coletados 12 ovos em cada estabelecimento os quais serão armazenados em caixas de isopor e encaminhado para as análises. Será analisados a qualidade externa através da presença de sujidades na casca, a textura e a integridade da casca. E qualidade interna ocorrerá através da câmara de ar (altura e integridade utilizando-se um ovoscópio). Resultados: Não há dados a serem discutidos, pois a pesquisa está em fase de levantamento bibliográfico. Conclusão: Ainda não será possível concluir mais acredita-se que será uma pesquisa que mostrará a qualidade de ovos caipiras comercializado na cidade de Palmas-TO.
Palavras-chave: ovos, qualidade, poedeiras.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com