FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA DA DOR: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA

  • Autor
  • Bianca Braga Gonçalves
  • Co-autores
  • Dalvania da Cruz Silva , Angela Shiratsu Yamada
  • Resumo
  • Introdução:A dor crônica é multifatorial, influenciada por fatores biológicos e psicossociais é desafiadora para clínicos e enorme problema sócio-econômico. A Educação em Neurociência da Dor (END) é uma abordagem do modelo biopsicossocial para diminuir cinesiofobia, catastrofização e incapacidade funcional.  Objetivo: O objetivo foi realizar revisão da literatura sobre a END na fisioterapia para dor crônica na coluna. Metodologia: As palavras-chave utilizadas: fisioterapia, dor crônica, lombalgia, cervicalgia e END. Critérios de inclusão: ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e metanálises publicados a partir de 2018. Resultados e Discussão: Foram encontrados 6 artigos, em todos a END foi considerada importante e pode favorecer o tratamento. A END é um método de educar os pacientes sobre neurofisiologia da dor e mostrou eficácia quando realizada por especialistas  capazes de melhorar a incapacidade, catastrofização, cinesiofobia e percepções da doença e crenças negativas, porém não deve ser usada como único tratamento. Quando combinada com treino de controle motor direcionado à cognição parece mais eficaz que a fisioterapia de melhor evidência atual para melhorar a dor, sensibilização central, incapacidade, função física e cognitiva em pessoas com lombalgia crônica. Apesar da importância da temática, a formação a respeito da dor crônica parece ser insuficiente e inadequada, essas limitações são  maiores em relação à END.  Conclusão: Os resultados da END associados à fisioterapia (exercícios terapêuticos, controle motor e exercícios cognitivos) são favoráveis para cinesiofobia, catastrofização, hipervigilância e incapacidade funcional. Portanto, é necessário inclui-la na formação acadêmica e aprimoramento profissional para atuação prática baseada nas melhores e atualizadas evidências científicas.   

     

  • Palavras-chave
  • Fisioterapia, Dor Crônica, Lombalgia, Cervicalgia, END.
  • Área Temática
  • Resumo Simples
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ENPE- 9º  Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro  de Ensino, Pesquisa e Extensão

Trata-se de um evento acadêmico organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNITOP. Tem como principal objetivo demonstrar por meio de resumos simples e relatos de experiências os resultados dos trabalhos realizados por estudantes de extensão, TCC, bolsistas e voluntários, professores e participação de membros da sociedade civil realizadas no decorrer do período letivo de 2022 a 2023, pelo Centro Universitário UNITOP, transformando este momento em uma oportunidade para aprenderem e socializarem suas experiências de aprendizagem.

Desta forma, esta obra a partir de trocas dialógicas e transformadoras relevantes para o contexto acadêmico e comunidade emergiram pesquisas e projetos de extensão com resultados expressivos de pesquisa, integração com a sociedade e práticas inovadoras.

Da submissão de resumos simples

 Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).

 O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.

Modalidade de Relato de Estágio e Experiência

O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
  
          1 - Título 
          2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
          3 - Nome do/a/s) autor/a/s
          4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
          5 - Em seguida, o texto do trabalho
       

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. 
 
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).

O template aqui para formatar nas normas do evento.

Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem  parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
 
 O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.

  • Resumo Simples
  • Relato de Experiência
  • Relato de Estágio
  • Multidisciplinar

Reitor

Muniz Araujo Pereira

Comissão Organizadora

Ana Lúcia Brito dos Santos

Karina Donizete Martins

Robson Vila Nova Lopes

Sandra Maria Barbosa

Comissão Científica

Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS

 

Pró-reitoria de Pesquisa

E-mail: proic.itop@gmail.com