Introdução: O arroz no Brasil é cultivado em várzeas e terras altas, sob diversos sistemas de produção. A cultura de arroz irrigado contribui com aproximadamente 68% da produção brasileira e ocupa cerca de 31% da área cultivada com este cereal. A adubação nitrogenada e a disponibilidade de água são primordiais na produção da planta de arroz. A deficiência de nitrogênio limita a produção de biomassa e contribui para que as plantas não alcancem a máxima produção. O arroz é bastante exigente em nutrientes, sendo necessário que eles estejam prontamente disponíveis nos momentos de demanda, para não limitar a produtividade na cultura do arroz, o nitrogênio (N) é fundamental para o bom crescimento da planta sendo, sendo o segundo nutriente mais absorvido, para diminuir a perda e aumentar a eficiência com o manejo apropriado do nitrogênio, utilizando práticas adequadas, como doses e época de aplicação e controle de água adequada e irrigação. Dos nutrientes essenciais às plantas, o N está entre os requeridos em maior quantidade e é, por isso, considerado um importante fator para determinar o potencial de produtividade. Entretanto é um nutriente facilmente perdido por lixiviação, volatilização e desnitrificação. Objetivo: Avaliar a resposta das cultivares de arroz de terras altas a eficiência ao uso de nitrogênio, assim como a produtividade e componentes de rendimento para as condições edafoclimáticas do estado do Tocantins. Metodologia: O experimento está sendo conduzido no Centro de Pesquisa da Embrapa no município de Palmas TO. As variedades utilizadas são BRS 501 e BRS 502. Para preparo do solo fez-se análises física e química do solo na camada de 0-20 cm de profundidade, sendo o preparo do solo de forma convencional com uma aração e duas gradagens. A área do plantio é de 100m² (50m x 20 m), com o espaçamento de 0,25m, densidade de 50 sementes por metro. A adubação de plantio: fonte de nitrogênio (ureia), potássio (cloreto de potássio) e fósforo (superfosfato simples) e sulfato de zinco. O delineamento experimental é em parcelas subdivididas com 2 variedades, 5 doses e 4 repetições. Os parâmetros analisados no final do experimento serão: Eficiência agronômica (EA), Índice de colheita (IA), Altura de Planta (AP), Acamamento (ACM) e Perfilhos (PERF). A colheita será realizada quando a umidade do grão estiver entre 18 e 20%. Conclusão: Entre as culturas anuais, o arroz é a mais importante no mundo, pois constitui a dieta básica de mais de 50% da população mundial. No Brasil, o arroz é uma cultura importante tanto do ponto de vista econômica como social. Por sua alta mobilidade no solo, o N tem sido estudado intensamente com o propósito de maximizar a eficiência de seu uso. Vários trabalhos científicos revelaram a importância do N no incremento do rendimento de grãos, no aumento do número de afilhos e de panículas por unidade de área do arroz.
Palavras-chave: Arroz terras altas. Nitrogênio. Condições edafoclimáticas.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com