Introdução: No Brasil apenas 1,8% da população são doadores. Esta baixa prevalência acarreta uma constante falta de sangue nos hemocentros e hospitais, ocasionando o cancelamento de cirurgias eletivas e a falta de hemoderivados para pacientes com leucemias ou anemias graves. Nesse contexto, é essencial compreender os principais motivos ou restrições que interferem na doação sangue/ medula óssea pelos indivíduos, com a finalidade de definir e planejar estratégias de conscientização, desmistificando assim todo o processo. Objetivos: Identificar as variáveis que limitam a mobilização da doação de sangue/ medula óssea pelos universitários da Universidade UNITOP do curso de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de corte transversal que será desenvolvida no município de Palmas, na universidade UNITOP com alunos do curso de enfermagem. A coleta de dados se dará através de dois questionários individuais, autoaplicáveis, um com perguntas que abordarão dados socioeconômicos, e o outro com perguntas que englobaram o tema de interesse da pesquisa, como o motivo para não doar sangue/medula óssea e o que motivaria a doação. Os questionários serão aplicados via QR code. A análise dos dados será realizada no pacote estatístico STATA 9. A análise de dados será conduzida de acordo com os seguintes procedimentos: a. Análise descritiva exploratória do banco de dados; b. Estimação da prevalência de doadores de sangue/medula óssea; c. Análise da relação do desfecho (doação de sangue/medula óssea) com as variáveis independentes, por meio do teste do qui-quadrado. Resultados: O estudo segue em fase de submissão ao comitê de ética e pesquisa, portanto, até então o mesmo não chegou ao seu produto final.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com