CONHECIMENTO DE UNIVERSITÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO TOCANTINS A RESPEITO DA DOAÇÃO DE SANGUE E DE MEDULA ÓSSEA.

  • Autor
  • Fernanda Lopes dos Reis
  • Co-autores
  • Allana Lima Moreira Rodrigues
  • Resumo
  •  

    Introdução: No Brasil apenas 1,8% da população são doadores. Esta baixa prevalência acarreta uma constante falta de sangue nos hemocentros e hospitais, ocasionando o cancelamento de cirurgias eletivas e a falta de hemoderivados para pacientes com leucemias ou anemias graves. Nesse contexto, é essencial compreender os principais motivos ou restrições que interferem na doação sangue/ medula óssea pelos indivíduos, com a finalidade de definir e planejar estratégias de conscientização, desmistificando assim todo o processo. Objetivos: Identificar as variáveis que limitam a mobilização da doação de sangue/ medula óssea pelos universitários da Universidade UNITOP do curso de enfermagem.  Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de corte transversal que será desenvolvida no município de Palmas, na universidade UNITOP com alunos do curso de enfermagem. A coleta de dados se dará através de dois questionários individuais, autoaplicáveis, um com perguntas que abordarão dados socioeconômicos, e o outro com perguntas que englobaram o tema de interesse da pesquisa, como o motivo para não doar sangue/medula óssea e o que motivaria a doação. Os questionários serão aplicados via QR code. A análise dos dados será realizada no pacote estatístico STATA 9. A análise de dados será conduzida de acordo com os seguintes procedimentos: a. Análise descritiva exploratória do banco de dados; b. Estimação da prevalência de doadores de sangue/medula óssea; c. Análise da relação do desfecho (doação de sangue/medula óssea) com as variáveis independentes, por meio do teste do qui-quadrado.  Resultados: O estudo segue em fase de submissão ao comitê de ética e pesquisa, portanto, até então o mesmo não chegou ao seu produto final.

     

  • Palavras-chave
  • Conhecimento, Doação de sangue, Doação de Medula Óssea.
  • Área Temática
  • Resumo Simples
Voltar Download

ENPE- 9º  Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro  de Ensino, Pesquisa e Extensão

Trata-se de um evento acadêmico organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNITOP. Tem como principal objetivo demonstrar por meio de resumos simples e relatos de experiências os resultados dos trabalhos realizados por estudantes de extensão, TCC, bolsistas e voluntários, professores e participação de membros da sociedade civil realizadas no decorrer do período letivo de 2022 a 2023, pelo Centro Universitário UNITOP, transformando este momento em uma oportunidade para aprenderem e socializarem suas experiências de aprendizagem.

Desta forma, esta obra a partir de trocas dialógicas e transformadoras relevantes para o contexto acadêmico e comunidade emergiram pesquisas e projetos de extensão com resultados expressivos de pesquisa, integração com a sociedade e práticas inovadoras.

Da submissão de resumos simples

 Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).

 O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.

Modalidade de Relato de Estágio e Experiência

O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
  
          1 - Título 
          2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
          3 - Nome do/a/s) autor/a/s
          4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
          5 - Em seguida, o texto do trabalho
       

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. 
 
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).

O template aqui para formatar nas normas do evento.

Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem  parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
 
 O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.

  • Resumo Simples
  • Relato de Experiência
  • Relato de Estágio
  • Multidisciplinar

Reitor

Muniz Araujo Pereira

Comissão Organizadora

Ana Lúcia Brito dos Santos

Karina Donizete Martins

Robson Vila Nova Lopes

Sandra Maria Barbosa

Comissão Científica

Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS

 

Pró-reitoria de Pesquisa

E-mail: proic.itop@gmail.com