A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Guilherme Angelo Moreira Bernardo
  • Co-autores
  • George Dias Alves
  • Resumo
  • As sociedades contemporâneas vivem um momento de transformação, nunca imaginado antes, essas mudanças têm sido fruto, principalmente, dos avanços das tecnologias e do desenvolvimento científico. Neste complexo de acontecimentos, surge o que conhecemos por globalização, fenômeno caracterizado por proporcionar integração e comunicação, concebendo um grande fluxo de informações que são compartilhadas em um curto intervalo de tempo por intermédio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse contexto, cabe a escola, enquanto promotora da cidadania e formadora de cidadãos críticos e conscientes, buscar assimilar as referências destas novas perspectivas e aplica-las ao ensino. Assim, analisar as TICs como ferramentas tecnológicas usadas no tratamento das informações que interferem e mediam os seres, torna-se importante compreender como os/as estudantes da Educação Básica utilizam estes meios em sua vida cotidiana e através disso criar possibilidades para implementação desses instrumentos no processo de ensino e aprendizagem. Nesta pesquisa, investigamos através de um questionário aplicado a 35 discentes do nono ano do Ensino Fundamental, como eles/as utilizam as TICs em seu cotidiano. A partir dos dados obtidos, percebemos que a maior parte dos/as discentes possuem acesso a internet e a utiliza majoritariamente através de celulares além de acessarem principalmente as redes sociais. Este trabalho nos levou a refletir sobre a utilização das TICs no contexto vivencial dos/as estudantes. Percebemos também, que diante a disponibilidade de acesso desse grupo aos meios de comunicação e informação, propicia-se a implementação de metodologias que englobam estas tecnologias em favor da promoção de aprendizagens significativas.

  • Palavras-chave
  • TICs, Ensino Fundamental, Globalização
  • Área Temática
  • Tecnologias e Educação
Voltar Download

I Encontro de Práticas Educativas em Matemática e I Café Inclusivo. A ser realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2017, na fundação memorial padre Cicero, em Juazeiro do Norte, Ceará. É um evento, promovido pela criptoeducar, em uma parceria interinstitucional com a URCA entre outras instituições, através de professores que desenvolvem estudos e trabalhos relacionados com o ensino de matemática e a educação inclusiva.

Trata-se de um evento cientifico das áreas de educação matemática e educação inclusiva, que pretende inaugurar um espaço regional para atualização e discussão das temáticas relacionadas a educação matemática e inclusiva, contribuindo para o pensar nas pesquisas, praticas pedagógicas das escolas no âmbito dos diferentes municípios que englobam nosso micro região do cariri e o fazer universitário, associando a teoria a pratica.

Busca-se identificar e construir caminhos alternativos para uma maior qualidade do atendimento educacional, bem como, e, especialmente, tem o intuito de aproximar a universidade da sociedade, debatendo e integrando os conhecimentos aqui produzidos e os que estão sendo construídos no cotidiano das escolas, em vista de contribuir para a formação inicial e continuada dos atores(as) envolvidos(as) – graduandos(as) e egressos(as), dentro e fora da universidade.

 

O participante deverá enviar um resumo contendo no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, 3 a 5 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.

 

ESTRUTURA DO ARTIGO: O artigo deverá ser elaborado em, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 6 (seis) páginas.

Deverá ser organizado contendo: título, autor(es), instituição(ões), introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências.

No corpo do texto poderá conter tabelas, gráficos e/ou figuras.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm.

Deve ser empregada fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores (em nota de rodapé): inserir nome completo da instituição de origem, justificado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail.

Resumo no artigo: resumo com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco.

O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas (As citações das referências no texto e no final devem seguir as normas da ABNT). No corpo do texto poderá conter tabelas, gráficos e/ou figuras. Do envio do artigo: Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: área temática, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.

 

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

 

O participante deverá enviar um resumo contendo no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, 3 a 5 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.

 

ESTRUTURA DO ARTIGO: O artigo deverá ser elaborado em, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 6 (seis) páginas.

Deverá ser organizado contendo: título, autor(es), instituição(ões), introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências.

No corpo do texto poderá conter tabelas, gráficos e/ou figuras.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm.

Deve ser empregada fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores (em nota de rodapé): inserir nome completo da instituição de origem, justificado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail.

Resumo no artigo: resumo com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco.

O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas (As citações das referências no texto e no final devem seguir as normas da ABNT). No corpo do texto poderá conter tabelas, gráficos e/ou figuras. Do envio do artigo: Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: área temática, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.

 

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

                        Os trabalhos aceitos serão contemplados na proxima edição do epem com o ISSN.

Comissão Organizadora

Fabio Alexandre Santos
Luciana Maria de Souza Macedo

Comissão Científica

Ana Josicleide Maia

Aylla Gabriela Paiva de Araújo

Bárbara Paula Bezerra Leite Lima

Denize Aparecida Enes Ribeiro

Fabio alexandre santos

Joseane Mirtis de Queiroz Pinheiro

José Kilmer Tavares Silva

José Márcio da Silva Ramos Diniz

Leonardo Ferreira Soares

Leonardo Lira de Brito

Leonardo Silva Santos

Luciana Maria de Souza Macedo

Maria Célia de Assis

Mário de Assis Oliveira

Érick Macedo Carvalho

 

contato do evento:

criptoeducar@gmail.com

Esta é a primeira edição do Encontro de Práticas Educativas em Matemática - EPEM.

Sendo a primeira edição não há ISSN, a partir da segunda é solicitado o ISSN, onde serão inseridos os trabalhos referentes a 1 edicão.