Nos dias atuais, o Ensino de Ciências vem sendo repensado e constantemente discutido, principalmente sobre a égide das tendências educativas contemporâneas. No Ensino Fundamental os/as estudantes entram em contado com alguns tópicos introdutórios de Física, neste cenário, surgem algumas questões quanto às formas metodológicas pelas quais os conteúdos são discutidos, aspectos como a formação debilitada dos professores, a descontextualização do Ensino e a utilização de metodologias que pouco contribuem para o envolvimento entre os/as discentes e docentes surgem das pesquisas em Ensino como alguns dos fatores responsáveis por parte do desinteresse dos/as estudantes em relação a Física. Considerando que esse contato inicial é determinante para desenvolver nos/as discentes a apatia em reação a essa disciplina, buscamos com o presente trabalho contabilizar o número de teses e dissertações disponíveis na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que discutem sobre a inserção da Física no Ensino Fundamental e dessa forma, traçar o panorama geral de como essas pesquisas estão se desenvolvendo em nosso país. A pesquisa tem natureza quantitativa de caráter bibliográfico, foi realizada uma busca na plataforma da BDTD pelo termo “Física no Ensino Fundamental”. A partir dos dados encontrados, pode-se perceber que existe uma distribuição desigual destas publicações em função das unidades federativas. Ao observarmos o panorama das publicações estudadas neste trabalho, percebemos que embora haja certa preocupação, ainda existe um número muito pequeno de estudos que enfocam a temática da Física no Ensino Fundamental.
I Encontro de Práticas Educativas em Matemática e I Café Inclusivo. A ser realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2017, na fundação memorial padre Cicero, em Juazeiro do Norte, Ceará. É um evento, promovido pela criptoeducar, em uma parceria interinstitucional com a URCA entre outras instituições, através de professores que desenvolvem estudos e trabalhos relacionados com o ensino de matemática e a educação inclusiva.
Trata-se de um evento cientifico das áreas de educação matemática e educação inclusiva, que pretende inaugurar um espaço regional para atualização e discussão das temáticas relacionadas a educação matemática e inclusiva, contribuindo para o pensar nas pesquisas, praticas pedagógicas das escolas no âmbito dos diferentes municípios que englobam nosso micro região do cariri e o fazer universitário, associando a teoria a pratica.
Busca-se identificar e construir caminhos alternativos para uma maior qualidade do atendimento educacional, bem como, e, especialmente, tem o intuito de aproximar a universidade da sociedade, debatendo e integrando os conhecimentos aqui produzidos e os que estão sendo construídos no cotidiano das escolas, em vista de contribuir para a formação inicial e continuada dos atores(as) envolvidos(as) – graduandos(as) e egressos(as), dentro e fora da universidade.
O participante deverá enviar um resumo contendo no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, 3 a 5 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.
ESTRUTURA DO ARTIGO: O artigo deverá ser elaborado em, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 6 (seis) páginas.
Deverá ser organizado contendo: título, autor(es), instituição(ões), introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências.
No corpo do texto poderá conter tabelas, gráficos e/ou figuras.
O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm.
Deve ser empregada fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5.
Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.
Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.
Afiliação autores (em nota de rodapé): inserir nome completo da instituição de origem, justificado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail.
Resumo no artigo: resumo com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco.
O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas (As citações das referências no texto e no final devem seguir as normas da ABNT). No corpo do texto poderá conter tabelas, gráficos e/ou figuras. Do envio do artigo: Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: área temática, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.
IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
O participante deverá enviar um resumo contendo no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, 3 a 5 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.
ESTRUTURA DO ARTIGO: O artigo deverá ser elaborado em, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 6 (seis) páginas.
Deverá ser organizado contendo: título, autor(es), instituição(ões), introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências.
No corpo do texto poderá conter tabelas, gráficos e/ou figuras.
O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm.
Deve ser empregada fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5.
Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.
Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.
Afiliação autores (em nota de rodapé): inserir nome completo da instituição de origem, justificado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail.
Resumo no artigo: resumo com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco.
O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas (As citações das referências no texto e no final devem seguir as normas da ABNT). No corpo do texto poderá conter tabelas, gráficos e/ou figuras. Do envio do artigo: Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: área temática, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.
IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
Os trabalhos aceitos serão contemplados na proxima edição do epem com o ISSN.
Comissão Organizadora
Fabio Alexandre Santos
Luciana Maria de Souza Macedo
Comissão Científica
Ana Josicleide Maia
Aylla Gabriela Paiva de Araújo
Bárbara Paula Bezerra Leite Lima
Denize Aparecida Enes Ribeiro
Fabio alexandre santos
Joseane Mirtis de Queiroz Pinheiro
José Kilmer Tavares Silva
José Márcio da Silva Ramos Diniz
Leonardo Ferreira Soares
Leonardo Lira de Brito
Leonardo Silva Santos
Luciana Maria de Souza Macedo
Maria Célia de Assis
Mário de Assis Oliveira
Érick Macedo Carvalho
contato do evento:
criptoeducar@gmail.com
Esta é a primeira edição do Encontro de Práticas Educativas em Matemática - EPEM.
Sendo a primeira edição não há ISSN, a partir da segunda é solicitado o ISSN, onde serão inseridos os trabalhos referentes a 1 edicão.