Introdução: O Programa de Monitoria de Graduação auxilia o desenvolvimento das disciplinas com intuito de apoiar o ensino e a aprendizagem, utilizando três atores como agentes participantes: discente monitor, professor e aluno não monitor (SILVEIRA e SALES, 2016). O primeiro oferece reforço aos monitorandos, aprofundando os conteúdos e sanando as dúvidas acerca dos assuntos trabalhados em sala de aula (JÚNIOR e BARBOSA, 2017). Objetivo: Analisar a percepção dos discentes do curso de Fisioterapia da UESB referente à monitoria de Biofísica ofertada no período letivo 2018.1. Metodologia: Pesquisa de natureza survey, cujos dados foram fornecidos pela docente da disciplina, que aplicou um questionário semiestruturado dirigido, por meio eletrônico. Este questionário é um instrumento de feedback e parte do planejamento da docente que também avalia a atividade de monitoria, enfocando os aspectos referentes a: frequência do aluno à monitoria, desempenho do monitor, metodologia utilizada e importância de um monitor de disciplina. A análise estatística aplicada foi do tipo descritiva utilizando as relações percentuais entre as variáveis estudadas. Resultados: Responderam ao questionário eletrônico 15 discentes, amostra constituída em sua maioria por alunos do sexo feminino (86,7%). A idade entre os participantes variou de 18 a 46 anos, prevalecendo a faixa etária de 20 anos 33,3%. Em relação à situação no curso, 60% revelaram estar regulares. Os discentes procuraram pela atividade de monitoria de 1 a 2 vezes no semestre (66,7%) sendo que a satisfação quanto ao nível de esclarecimento dos conteúdos foi de 73,3% e a metodologia utilizada durante os atendimentos de monitoria foi avaliada como boa (66,7%). Dentre as razões elencadas para justificar a baixa procura ao atendimento de monitoria, destaca-se a falta de tempo com 100%, enquanto 20% apresentou incompatibilidade de horários e 20% achou desnecessário obter esse auxílio. Os alunos foram unânimes em reconhecer a importância de um monitor de disciplina (100%) justificando, em sua maioria, a necessidade de maiores esclarecimentos pós aula. Discussão: O excesso de atividades acadêmicas prejudicou a busca pelas aulas de monitoria, havendo incompatibilidade de horário. Tal situação pode ser explicada pela divisão do tempo dos educandos entre aulas e trabalho ou atuação em projetos de pesquisa e extensão, por existir divergência de horários devido à demanda de atividades que assumiram. Um estudo realizado por Figueiredo et al., (2016) revela o mesmo desfecho, corroborando os achados desta pesquisa. A maioria dos discentes necessita de orientações extraclasse, tendo em vista que o aluno se sente mais à vontade com outro aluno explicando, pelas linguagens se apresentarem mais adaptadas e melhor entendidas (ANDRADE et al., 2018). Com isso, os pesquisados reconhecem a importância do monitor como um facilitador para o alcance efetivo do processo ensino-aprendizagem. Conclusão: A monitoria é imprescindível para o processo de aprendizagem dos monitorandos por elucidar conteúdos e permitir adaptação da linguagem entre os envolvidos. Destarte, estudos evidenciando a percepção dos discentes quanto aos diversos componentes que permeiam a atividade de monitoria são fundamentais para indicarem os aspectos acadêmicos a serem reavaliados quando se tem por finalidade a aprendizagem dos alunos.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |