A LUDICIDADE COMO RECURSO PARA O GANHO DO CONHECIMENTO SOBRE ENTEROPARASITOSES NO PROJETO ESAT

  • Autor
  • Johnatan Weslley Araujo Cruz
  • Co-autores
  • Willamis Tenório Ramos , Ione Carla dos Santos , Magna Galvão Peixoto , Daniela Raguer Valadão
  • Resumo
  •  

    Introdução: No Brasil, as enteroparasitoses representam um grande problema de saúde pública, sendo a principal causa de morbimortalidade, principalmente em países subdesenvolvidos. A maior prevalência de parasitoses intestinais, entre crianças e adolescentes de regiões periféricas, reflete uma diferença na educação, cultura, hábitos alimentares e de higiene, se tornando mais suscetíveis à infecção e a disseminação de doenças parasitárias. Neste sentido, as ações educativas realizadas através de atividades lúdicas com uma linguagem adaptada à faixa etária, são consideradas ferramentas de comunicação eficazes que promovem o aumento da capacidade de compreensão dos conteúdos de forma espontânea. Relato de experiência: Este relato de experiência de acadêmicos dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, membros do Projeto ESAT: Educação em Saúde e a Arte do Teatro, tendo como pilar a Ludicidade na Educação Básica. Visa discutir a importância do uso da ludicidade como recurso para conhecimento em saúde na população infantojuvenil sobre as enteroparasitoses. São desenvolvidas reuniões com os alunos extensionistas para a discussão de artigos científicos visando aprofundamento do tema, encontros para elaboração do roteiro da peça, oficinas para construção dos cenários da peça teatral e figurinos, ensaios com os personagens e montagens coreográficas, bem como, construção de jogos lúdicos para auxiliar na sensibilização do público alvo e aplicação de questionários investigativos pré e pós intervenção nas escolas do Município de Lagarto/SE. Impactos: Foram analisados os questionários de 192 crianças e adolescentes de duas escolas públicas do município de Lagarto/SE, 36% moram na zona urbana e 66% na zona rural, 42% aponta já ter ouvido falar de parasitoses e 54% dizem que não e 4% não respondeu. Considerações finais: Pensar a ludicidade como ciência, é, antes de tudo, adotar estratégias de intervenção pedagógica que possibilite não apenas oferecer e oportunizar momentos lúdicos, mas extrair deste tempo subtraído que permita interpretar o valor que as crianças e adolescentes atribuem a estes momentos. A ludicidade como ciência se fundamenta sobre os pilares de quatro eixos de diferentes naturezas isto é, sociológica, psicológica, pedagógica, e epistemológica. Diante do que foi exposto e encontrado, percebe-se que ações lúdicas apresentam-se como uma poderosa metodologia educativa, o conhecimento gerado a partir da atividade lúdica pode ser transportado para o campo da realidade social.

     

  • Palavras-chave
  • : Doenças Parasitárias, Promoção da Saúde, Educação em Saúde
  • Área Temática
  • Área da Saúde e afins
Voltar

A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro. 

Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”. 

 

Boa leitura!

 

Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO

  • Área da Saúde e afins
  • Área da Saúde e afins

Comissão Organizadora

Adônis Vinicius Santos (UNCISAL)
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL)
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL)
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC)
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB)
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL)
Davi Santana Sousa (UFS)
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL)
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL)
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB)
Gabriel Paz de Lima (UEPA)
Geísa Dias Wanderley (UFPB)
Juliana Oliveira Correia (UNEB)
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL)
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN)
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL)
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL)
Sabrina Souza Araújo (UFPA)
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL)