O referencial politico/teórico da Politica Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi delineado e consolidado em meados de 2006. No ano de 2017 lançou-se a PORTARIA Nº 2.436 que aprova a política e regulamenta diretrizes para a organização da atenção básica de saúde (ABS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta conceituou-se como o conjunto de ações de saúde aplicada a sociedade em geral, baseada na prática de promoção, prevenção e proteção da saúde, sendo realizada por equipes multiprofissionais. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) existem programas, projetos e ações, sejam elas de ensino, pesquisa e/ou extensão, que orientam-se por políticas públicas de saúde. O Programa Educação Popular e Saúde na Comunidade (PEPSC) é uma atividade de extensão da UFPB, e tem como fios condutores a PNAB e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS). O relato apresenta a participação de estudantes do Curso de Fisioterapia da UFPB, no PEPSC, e sua importância de atuação na ABS e relevância da experiência na formação profissional. O PEPSC articula a interface extensão-pesquisa-ensino, em projetos que visam a promoção do cuidado integral em saúde através das seguintes frentes de ações nos cenários da ABS: Viver Mais e Melhor, com foco na saúde do idoso; Crescer com Saúde, com foco na saúde da criança; Mais Saúde Funcional na Comunidade, com foco na estratégia de saúde da família; Ressocializando Vidas, com foco na pessoa privada de liberdade; Mais Educação em Saúde, com foco na formação em saúde e promoção da saúde; Cuidar-se, com foco nas práticas integrativas e complementares de saúde. Os estudantes, sob orientação e supervisão de professores e técnicos administrativos realizam ações de promoção, prevenção, assistência e reabilitação de usuários, com intervenções de cuidado individual e coletivo, e em diversos espaços comunitários. Participam estudantes desde os semestres iniciais até os mais avançados, de acordo com sua capacidade de intervenção. São realizados encontros semanais, para planejamento, avaliação e apropriação teórica, de acordo com o objeto de ação de cada frente. A participação de estudantes, nestas experiências permite na prática, compreender o SUS e seus princípios; avaliar as repercussões da PNAB no maior território de necessidade assistencial através da Estratégia de Saúde da Família; conhecer os determinantes do processo saúde doença; e se inserir no ambiente o qual o usuário vive possibilitando vínculos afetivos para uma ação humanizada, através dos princípios da educação popular em saúde e da Política de Humanização em Saúde (Humaniza SUS). Na atenção básica os alunos iniciam prioritariamente o contato por meio da experiência concreta, compreendendo o meio social que o usuário do SUS esta inserido. Aprendem que mais que contribuir em sua área do conhecimento eles podem se inserir em ações de saúde que vão muito além da fisioterapia em si, pois trabalham com a saúde em sua totalidade. Todo o processo contribui na formação de profissionais de saúde com perfil e consciência voltados às necessidades da saúde pública da sociedade brasileira.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |