INTRODUÇÃO: O Projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) é um movimento de extensão universitária que articula ensino com a pesquisa e a aproxima a universidade com a saúde publica, e, tem por principal objetivo proporcionar aos participantes (viventes) a imersão e a vivência nos serviços de saúde, acarretando o crescimento acadêmico, pessoal e profissional, preparando-os da melhor maneira possível para atuarem no sistema público de saúde. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A vivência ocorreu entre 14 a 22 de janeiro de 2018, no município de Maceió, Alagoas, tendo a participação de 30 acadêmicos de diferentes cursos de graduação . Ocorreram visitas aos serviços de saúde nos três níveis de atenção, estudos de imersão teórica, rodas de conversas e dinâmicas, objetivando o entendimento da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Na estruturação dos oito dias de vivências foram realizados debates envolvendo os viventes, facilitadores e organizadores, além dos professores apoiadores e convidados na discussão de temas como princípios e diretrizes do SUS, educação popular em saúde, controle social, políticas afirmativas, mídia e a desqualificação de serviços públicos, desinstitucionalização da atenção à saúde mental no Brasil, movimentos e protagonismo estudantil, e, gênero. Além dos debates foram realizadas visitas em espaços sociais e de saúde de Maceió onde se acompanharam as suas funcionalidades. IMPACTOS: A diversificação dos temas abordados possibilitou o enriquecimento das discussões, promovendo a inserção de novos conhecimentos e a transformação de ideias que possibilita uma melhor preparação para a futura atuação em saúde e um pensamento crítico-reflexivo do vivente. Os espaços visitados foram previstos de forma a garantir e se conseguir a reflexão a cerca do contexto multifatorial e intersetorial do setor saúde, assim como a integralidade do cuidado. O VER-SUS oportunizou estar frente à realidade do SUS, observando seu funcionamento, os atendimentos, locais onde o trabalho é realizado com louvor e outros onde as condições são extremamente precárias. Portanto, a partir dessa experiência, refletiu-se que não existe uma realidade para o SUS, mas um conjunto de realidades em cada local onde passamos. Observou-se que o SUS necessita de profissionais preparados para atuar com competência, pois ainda é visível o despreparo técnico, científico e político de alguns. Neste sentido, o projeto foi e é de fundamental importância para a ascensão de um olhar mais reflexivo sobre a saúde e seus enlaces em detrimento de atitudes técnicas que são ensinadas na graduação, muitas vezes, reproduzidas automaticamente em campo por profissionais com uma formação pouco relacionada com a saúde pública no Brasil. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A formação dos viventes torna-se visível durante a realização do projeto devido à oportunidade de troca de experiências realizadas em conjunto com os serviços de saúde que não se encontra entre os muros das universidades e graças a vivência os acadêmicos foram instigados a propor mudanças exequíveis na conformação assistencial nos serviços de saúde, tornando-se protagonistas na luta pelo direito à saúde, desconstruindo conceitos e valores, e transformando mentes e corações para um sistema de saúde de qualidade.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |