RODAS DE CONVERSAS COMO FERRAMENTA, ESTRATÉGIAS, POSSIBILIDADES E CONQUISTAS PARA O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM FISIOTERAPIA

  • Autor
  • Lucas Pereira Balbino
  • Co-autores
  • Augusto César Alves de Oliveira , Luann Mikaell Lopes Damasceno , Clara Maria de Araújo Silva
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: O II Conversa de FISIO é um ciclo de rodas de conversas, promovido pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFISIO) - Gestão Ubuntu 2.0, pautadas na horizontalidade de saberes entre facilitadores convidados e discentes participantes, que acontece semanalmente nas dependências da UNCISAL. Os temas discutidos englobam temas que dizem respeito a formação do profissional de saúde e do Fisioterapeuta com o perfil humanista, generalista e que considere a totalidade do ser humano, são temas pouco discutidos e/ou abordados com superficialidade pelos componentes curriculares da matriz curricular. OBJETIVO: Inserir o estudante de Fisioterapia nas discussões que por muitas vezes são alheios, ou por desconsiderarem a importância a formação acadêmica, ou ainda, devido ao paradigma reabilitador da profissão. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O projeto do evento foi apresentado em reunião ordinária do CAFISIO e então foi formada uma comissão organizadora. Os temas sugeridos e aprovados por unanimidade foram: Estratégias e intervenções para atuação na atenção primária em saúde: Repensando a prática em Fisioterapia; A descriminalização do uso de drogas e o papel do Fisioterapeuta enquanto redutor de danos; Da formação à prática: a Fisioterapia na Saúde Mental. Semana a semana, os temas são discutidos, com a presença de facilitadores e outros convidados sempre em uma grande sala e os colchonetes dispostos em roda. Os facilitadores compartilham experiências próprias relacionadas aos temas e os presentes realizam intervenções durante as falas, sejam com perguntas, ou com contribuições de conteúdo. Os integrantes da comissão organizadora mediam a conversa. Participam do evento mais de 30 estudantes de 3 Instituições de Ensino Superior de Alagoas. RESULTADOS/DISCUSSÃO: Como impactos, destaca-se a construção de habilidades comunicacionais dos participantes, como por exemplo, a fala, e a escuta baseando-se na horizontalidade; a sensibilização e construção da empatia; a problematização; e a socialização de experiências. CONCLUSÕES: Os estudantes não devem se limitar as quatro paredes da sala de aula, tampouco, os componentes curriculares da matriz do curso, estes por sua vez, devem constantemente identificar potencialidades, fragilidades e agir para transformar a realidade, promovendo discussões com os pares, com os professores, coordenadores de núcleos, coordenador do curso, e juntos construírem soluções que corroborem com uma formação que atenda as generalidades e especificidades da população.

  • Palavras-chave
  • Fisioterapia; Horizontalidade; Formação em Saúde; Integralidade.
  • Área Temática
  • Área da Saúde e afins
Voltar

A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro. 

Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”. 

 

Boa leitura!

 

Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO

  • Área da Saúde e afins
  • Área da Saúde e afins

Comissão Organizadora

Adônis Vinicius Santos (UNCISAL)
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL)
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL)
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC)
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB)
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL)
Davi Santana Sousa (UFS)
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL)
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL)
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB)
Gabriel Paz de Lima (UEPA)
Geísa Dias Wanderley (UFPB)
Juliana Oliveira Correia (UNEB)
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL)
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN)
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL)
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL)
Sabrina Souza Araújo (UFPA)
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL)