Metodologia Ativa como recurso facilitador no Processo de Ensino-Aprendizagem em Saúde da Mulher: Um Relato de Experiência

  • Autor
  • Rita de Cássia da Rocha Lima
  • Co-autores
  • Izabelle Quintiliano Montenegro Bomfim
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: Metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do acadêmico como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. As metodologias ativas surgem como proposta para focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Metodologia_ativa>. A Fisioterapia Uroginecológica, é uma área da Fisioterapia que tem como finalidade a ampla atuação fisioterapêutica ao longo do ciclo vital feminino: na infância, na gravidez, no trabalho de parto, no pós-parto, no puerpério, no climatério e na terceira idade. Esta especialidade representa um refinamento da prática do fisioterapeuta voltada às especificidades das mulheres que vão muito além das questões meramente reprodutivas, incorporando-se um olhar voltado à integralidade e consideração aos aspectos socioculturais. Disponível em <http://www.crefito15.org.br/fisioterapia-na-saude-da-mulher>.

    RELATO: Foi realizada pelas professoras uma Gincana em saúde da Mulher, que tinham três etapas: a primeira sendo solidária com a arrecadação de fraldas geriátricas destinadas a um lar de acolhimento a idosas, na segunda eram apresentações artísticas, onde os alunos usavam de metodologias ativas e culturais, para falar sobre Incontinência Urinária, Climatério e Tensão Pré-menstrual, podendo ser em formato de teatro, paródia, dança. A última etapa foi composta por um quiz, através do programa Kahoot, que englobava conteúdos vistos durante o ano, como uma forma de revisão e resgate dos mesmos.  

    IMPACTOS: A experiência permitiu aos estudantes vivenciar de forma ativa, prazerosa e dinâmica o conteúdo trabalhado, saindo da perspectiva de aprendizado centrada no ambiente da sala de aula, onde o professor ministra o assunto e tem como devolutiva uma prova escrita para assimilar o conhecimento adquirido. Os acadêmicos mostraram-se extremamente interessados e satisfeitos na confecção e conclusão dos trabalhos, assim como gratos pela parte solidária da gincana.

    CONCLUSÃO: O uso de uma metodologia ativa aumenta o interesse tanto por parte dos acadêmicos quanto do professor responsável, uma vez que utilizando esta metodologia torna-se mais prazeroso o processo de ensino-aprendizado, podendo o aluno ser avaliado em várias habilidades que não sejam apenas a tradicional avaliação de forma escrita.

     

  • Palavras-chave
  • Metodologia Ativa, Saúde da Mulher.
  • Área Temática
  • Área da Saúde e afins
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A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro. 

Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”. 

 

Boa leitura!

 

Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO

  • Área da Saúde e afins
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