INTRODUÇÃO: Metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do acadêmico como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. As metodologias ativas surgem como proposta para focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Metodologia_ativa>. A Fisioterapia Uroginecológica, é uma área da Fisioterapia que tem como finalidade a ampla atuação fisioterapêutica ao longo do ciclo vital feminino: na infância, na gravidez, no trabalho de parto, no pós-parto, no puerpério, no climatério e na terceira idade. Esta especialidade representa um refinamento da prática do fisioterapeuta voltada às especificidades das mulheres que vão muito além das questões meramente reprodutivas, incorporando-se um olhar voltado à integralidade e consideração aos aspectos socioculturais. Disponível em <http://www.crefito15.org.br/fisioterapia-na-saude-da-mulher>.
RELATO: Foi realizada pelas professoras uma Gincana em saúde da Mulher, que tinham três etapas: a primeira sendo solidária com a arrecadação de fraldas geriátricas destinadas a um lar de acolhimento a idosas, na segunda eram apresentações artísticas, onde os alunos usavam de metodologias ativas e culturais, para falar sobre Incontinência Urinária, Climatério e Tensão Pré-menstrual, podendo ser em formato de teatro, paródia, dança. A última etapa foi composta por um quiz, através do programa Kahoot, que englobava conteúdos vistos durante o ano, como uma forma de revisão e resgate dos mesmos.
IMPACTOS: A experiência permitiu aos estudantes vivenciar de forma ativa, prazerosa e dinâmica o conteúdo trabalhado, saindo da perspectiva de aprendizado centrada no ambiente da sala de aula, onde o professor ministra o assunto e tem como devolutiva uma prova escrita para assimilar o conhecimento adquirido. Os acadêmicos mostraram-se extremamente interessados e satisfeitos na confecção e conclusão dos trabalhos, assim como gratos pela parte solidária da gincana.
CONCLUSÃO: O uso de uma metodologia ativa aumenta o interesse tanto por parte dos acadêmicos quanto do professor responsável, uma vez que utilizando esta metodologia torna-se mais prazeroso o processo de ensino-aprendizado, podendo o aluno ser avaliado em várias habilidades que não sejam apenas a tradicional avaliação de forma escrita.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |