Benefícios da terapia assistida por cavalos no tratamento de crianças autistas: uma revisão integrativa

  • Autor
  • Mariana Queiroz Souza
  • Co-autores
  • Sabrina da Silva Caires , Ana Isabel Reis Nascimento
  • Resumo
  • Introdução: O transtorno do espectro do autismo (TEA) caracteriza-se em um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta algumas características peculiares, tais como interesses restritos, estereotipias, déficits na comunicação e interação social. O TEA foi definido nos anos 90 e sua etiologia é multifatorial podendo ter relação significativa com fatores ambientais e genéticos. Dessa forma, a terapia assistida por cavalos (TAC) mostra-se como uma alternativa de intervenção para crianças com TEA, pois o cavalo denota-se como um estimulador motor e sensorial para a criança devido à proximidade e envolvimento individual ou coletivo. Objetivo: Sendo assim, esse estudo tem como objetivo mostrar os benefícios da TAC no tratamento de crianças com TEA, evidenciados na literatura científica. Metodologia: O estudo foi fundamentado em pesquisa booleana que se desenvolveu na base de dados Pubmed e Scielo com os Descritores em Ciências da Saúde, transtorno do espectro autista, terapia assistida por equinos e crianças. A seleção dos artigos iniciou-se pela leitura do título, seguida do resumo e posteriormente a leitura do artigo completo, sendo selecionados aqueles publicados de 2012 a 2017. O estudo foi constituído por 14 publicações que eram relevantes à temática, dos quais 7 artigos atendiam aos critérios de inclusão, artigos disponíveis na íntegra e que aborda sobre o uso da terapia assistida por cavalos em crianças com TEA. Foi utilizada a ferramenta AMSTAR para validação da pesquisa. Resultados: Através da análise dos artigos, verificou-se que a terapia assistida por cavalos obteve resultados psicossocias positivos, incluindo a formação de relações, interação sócio-emocional, melhora da linguagem, aprendizagem de habilidades sociais, assim como redução do estresse, maior atenção, diminuição da hiperatividade e irritabilidade. Além de mostrar-se eficaz na coordenação postural e no ritmo corporal. Discussão: O envolvimento com cavalo proporciona conexões de amizade e afeto, oportuniza a saída da restrição social e melhoria dos fatores emocionais, visto que, ao adquirir confiança no animal a criança interage melhor com a terapia e consegue transmitir esses fatores para o seu meio social. Conclusões: Diante do exposto, conclui-se que a terapia assistida por cavalos é uma intervenção benéfica para o tratamento de crianças com TEA, uma vez que estimula o desenvolvimento dos domínios social, emocional e físico. Ademais, vislumbra-se também, que a terapia proporciona às crianças autonomia e bem-estar.

    REFERÊNCIAS

    HARRIS, A.; WILLIANS, J. M. The Impact of a Horse Riding Intervention on the Social Functioning of Children with Autism Spectrum Disorder. Int J Environ Res Public Health, 14(7), 776, July 2017.

    STEINER, H.; KERTESZ, ZS. Effects of therapeutic horse riding on gait cycle parameters and some aspects of behavior of children with autism. Acta Physiologica Hungarica, 102 (3), 324–335, February 2015.

     

  • Palavras-chave
  • transtorno do espectro autista, terapia assistida por equinos e crianças
  • Área Temática
  • Área da Saúde e afins
Voltar

A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro. 

Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”. 

 

Boa leitura!

 

Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO

  • Área da Saúde e afins
  • Área da Saúde e afins

Comissão Organizadora

Adônis Vinicius Santos (UNCISAL)
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL)
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL)
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC)
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB)
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL)
Davi Santana Sousa (UFS)
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL)
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL)
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB)
Gabriel Paz de Lima (UEPA)
Geísa Dias Wanderley (UFPB)
Juliana Oliveira Correia (UNEB)
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL)
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN)
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL)
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL)
Sabrina Souza Araújo (UFPA)
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL)