A anatomia é a ciência que primeiro consubstancia a futura linguagem clínica das profissões da saúde e seu vasto conteúdo necessita de constantes reflexões a cerca do melhoramento de métodos de ensino e de aprendizagem que favoreçam a fixação de assuntos precípuos para a prática profissional. As experiências atuais remontam metodologias antigas já praticadas como o estudo do corpo humano em modelos vivos auxiliado pelas pinturas e desenhos corporais, além do uso dos exames de imagens, para auxiliar as aulas práticas de anatomia que utilizam as tradicionais peças cadavéricas. As aulas de anatomia nessa perspectiva se inserem no contexto das metodologias ativas de ensino que promovem sentimentos positivos de emoção e, naturalmente, cria um ambiente criativo e colaborativo entre os estudantes propícios para manutenção da atenção, construção de memória e, portanto, uma aprendizagem eficaz. A abordagem do sistema muscular para o estudante da Fisioterapia exige deste uma competência e habilidade a mais quanto ao quesito origem e inserção dos músculos para a sua futura prática profissional. Entretanto, alguns músculos apresentam uma complexidade maior para sua memorização. Então, o objetivo dessa pesquisa piloto foi verificar se o uso de linhas para simular a origem e a inserção dos músculos melhoraria a aprendizagem e, portanto, aumentaria o número de acertos nas provas práticas. Participaram da pesquisa 24 estudantes da disciplina Anatomia II da Universidade Federal da Paraíba cuja ementa aborda o aparelho locomotor. Os discentes foram expostos a aulas práticas de miologia do esqueleto apendicular com peças cadavéricas e, também, a aulas teóricas expositivas dialogadas com uso de projetor de slides, quadro e pincel. Duas semanas após as aulas teórico-práticas, os estudantes foram divididos em 5 grupos, onde cada um deles confeccionou 4 músculos (mm.) nos membros superiores (MMSS) e 4 nos inferiores (MMII). Os mm. foram confeccionados com linhas coloridas e fixados com fita adesiva nos locais de inserções proximais e distais num esqueleto sintético. Apenas os músculos considerados difíceis foram trabalhados na atividade. Os critérios utilizados para diferenciar os músculos em difíceis e fáceis foram relacionados à topografia de cada músculo. Na aplicação da prova prática nos módulos de MMSS e MMII foram abordados 8 músculos, sendo considerado 4 fáceis (MFMS e MFMI) e 4 difíceis (MDMS e MDMI). O número de acertos das questões foi calculado e expresso como porcentagem em todos os grupos. Os grupos dos MMSS e MMII foram comparados com a aplicação do teste t-Student. Não houve diferença estatística entre os MDMI e MFMI, assim como entre os MFMS e MFMS. Nos MMII a porcentagem de acerto dos MD foi de 71% e dos MF de 70%, e nos MMSS enquanto os MF apresentaram porcentagem de acerto de 75%, os MD apresentaram de 81%. A aplicação da atividade prática para o estudo da miologia dos MMSS e MMII revelou que a dinâmica proposta possivelmente igualou a assertividade dos MD aos MF, esses últimos respondidos sem o auxílio da atividade.
BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. 1ed. São Paulo: Penso Editora, 2017.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |