Introdução: No Brasil, a maior parte dos municípios descartam de forma inadequada seus resíduos sólidos, com destaque para as regiões norte e nordeste. A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades. Nesta perspectiva, ações de educação ambiental na escola são voltadas para a transformação social, capaz de transformar valores e atitudes, construindo novos hábitos. Relato de experiência: Relato de experiência de acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, membros do projeto de Extensão SAÚDE X RESÍDUOS que visa discutir a importância de ações de educação ambiental na escola e sensibilizar os discentes e docentes da educação básica de escolas municipais da cidade de Lagarto sobre a temática dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Para isto, os alunos extensionistas são capacitados através de encontros para discussão da temática dos resíduos sólidos; realizam visitas às escolas para aplicação de um questionário inicial tanto para discentes como para os docentes a respeito do descarte do lixo e suas consequências à saúde e ao meio ambiente. Além disto, são ministradas palestras abordando os 3 Rs com exemplos práticos; organizadas oficinas de reaproveitamento de garrafas PET e reciclagem de papel. Por fim, é realizada a aplicação de um questionário para percepção da sensibilização após as ações nas escolas. Ambos os questionários investigativos culminaram na próxima fase do projeto que será a com a tabulação e análise dos dados. Impactos: O alunos extensionistas demonstraram sensibilização sobre a importância dessa temática no seu curso de graduação, desenvolverão criatividade para construção de recursos com materiais recicláveis e senso critico-reflexivo sobre promoção ecológica. Considerações finais: A educação ambiental na escola possibilita uma educação crítica da realidade, fortalecendo a cidadania, concretizando-se pela possibilidade de cada criança e adolescente seja portadora de direitos e deveres na defesa da qualidade de vida e ambiental, estabelecendo uma educação inovadora, em dois níveis: dentro e fora da escola. O Projeto SAÚDE X RESÍDUOS utilizando da educação ambiental possibilita que docentes e discentes atuem como agentes multiplicadores na escola, comunidade e família compreendendo a relação saúde e meio ambiente.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |