A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS NO PROJETO SAÚDE X RESÍDUOS SÓLIDOS: CRIANDO AGENTES MULTIPLICADORES

  • Autor
  • Ially Fraga Batista Andrade
  • Co-autores
  • Willamis Tenório Ramos , Ione Carla Dos Santos , Daniela Raguer Valadão , Magna Galvão Peixoto
  • Resumo
  •  

    Introdução: No Brasil, a maior parte dos municípios descartam de forma inadequada seus resíduos sólidos, com destaque para as regiões norte e nordeste. A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades. Nesta perspectiva, ações de educação ambiental na escola são voltadas para a transformação social, capaz de transformar valores e atitudes, construindo novos hábitos. Relato de experiência: Relato de experiência de acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, membros do projeto de Extensão SAÚDE X RESÍDUOS que visa discutir a importância de ações de educação ambiental na escola e sensibilizar os discentes e docentes da educação básica de escolas municipais da cidade de Lagarto sobre a temática dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).  Para isto, os alunos extensionistas são capacitados através de encontros para discussão da temática dos resíduos sólidos; realizam visitas às escolas para aplicação de um questionário inicial tanto para discentes como para os docentes a respeito do descarte do lixo e suas consequências à saúde e ao meio ambiente. Além disto, são ministradas palestras abordando os 3 Rs com exemplos práticos; organizadas oficinas de reaproveitamento de garrafas PET e reciclagem de papel. Por fim, é  realizada a aplicação de um questionário para percepção da sensibilização após as ações nas escolas. Ambos os questionários investigativos culminaram na próxima fase do projeto que será a com a tabulação e análise dos dados. Impactos: O alunos extensionistas demonstraram sensibilização sobre a importância dessa temática no seu curso de graduação, desenvolverão criatividade para construção de recursos com materiais recicláveis e senso critico-reflexivo sobre promoção ecológica. Considerações finais: A educação ambiental na escola possibilita uma educação crítica da realidade, fortalecendo a cidadania, concretizando-se pela possibilidade de cada criança e adolescente seja portadora de direitos e deveres na defesa da qualidade de vida e ambiental, estabelecendo uma educação inovadora, em dois níveis: dentro e fora da escola. O Projeto SAÚDE X RESÍDUOS utilizando da educação ambiental possibilita que docentes e discentes atuem como agentes multiplicadores na escola, comunidade e família compreendendo a relação saúde e meio ambiente.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Ambiental; Meio Ambiente; Promoção da Saúde.
  • Área Temática
  • Área da Saúde e afins
Voltar

A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro. 

Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”. 

 

Boa leitura!

 

Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO

  • Área da Saúde e afins
  • Área da Saúde e afins

Comissão Organizadora

Adônis Vinicius Santos (UNCISAL)
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL)
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL)
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC)
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB)
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL)
Davi Santana Sousa (UFS)
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL)
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL)
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB)
Gabriel Paz de Lima (UEPA)
Geísa Dias Wanderley (UFPB)
Juliana Oliveira Correia (UNEB)
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL)
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN)
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL)
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL)
Sabrina Souza Araújo (UFPA)
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL)