INTRODUÇÃO:O presente relato discorre sobre participação em projeto de extensão da UFPB. Ocorre, contemporaneamente, juízo de valor adjetivando o Idoso como obsoleto e até “inútil”. O processo de envelhecimento costuma ser conceituado, por crianças, como algo distante, enquanto que os adultos colocam-no como incapacitante. É necessário salientar a heterogeneidade desse transcurso. Menores de 60 anos possuem incompreensão das modificações e confundem com enfermidades, tal insipiência causa conflitos intergeracionais, que enveredam em maus tratos. Infelizmente, a prevenção não é debatida e somente diálogos elucidativos, cultivando o respeito e tolerância mútua, podem desaguar num comportamento de não violência. Ademais, as relações saudáveis ajudam o idoso a manter-se ativo, estimulam capacidades cognitivas e também permitem a familiarização das crianças com o “envelhecer”, desconstruindo estereótipos. Por ser pouco praticada é imprescindível incutir nas escolas a importância da benévola relação entre gerações. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Em abril de 2018 iniciaram-se as atividades na EMEF Chico Xavier, em João Pessoa. Restou acertado visita semanal às turmas do 5º e 7º ano (10-15 anos). Foram desenvolvidas estratégias diferentes, utilizou-se nos quintos anos palestras sobre as modificações ocorridas, assim como os tipos de violência, empregando-se vocabulário lúdico e apresentando-os aos sistemas fisiológicos. Nos sétimos anos buscou-se, previamente, questioná-los sobre o assunto contextualizando com situações cotidianas. Ademais, aplicaram-se questionários visando coletar dados estatísticos de forma descomplicada. Noutro ciclo de visitas, optou-se por recursos práticos, havendo reprodução de ambientes residenciais. Utilizou-se roupa-recurso “Simuladora de Envelhecimento”, cadeiras de rodas, andadores, ambas as ferramentas cedidas pela UFPB. Assim, os alunos realizaram o circuito e puderam perceber limitações advindas do envelhecimento. IMPACTOS: Os resultados observados dizem respeito aos sujeitos envolvidos. Adquiri instrução peculiar acerca da fisiologia do envelhecimento e da temática dos maus tratos à pessoa idosa. A necessidade de trabalhar com público específico aumentou minha capacidade de falar em público, superar a timidez, estabelecer uma comunicação atrativa e eficaz. Para os estudantes: referências sobre as alterações próprias do envelhecimento e como estão relacionadas ao desempenho dos idosos, a conscientização acerca da tolerância, flexibilidade e respeito ao idoso; e, ainda, a orientação sobre os tipos de violência usuais, são condicionantes para uma percepção mais valorizada dos longevos. Bem como, estimularam os jovens a debaterem sobre situações corriqueiras e, consequentemente, diminuírem os rótulos (pré) conceituosos empregados ao idoso. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A visão reducionista insiste em pôr o idoso como de menor valia, marginalizando-os da sociedade, e por si só justificando violência. Entretanto, é fato que as pessoas estão vivendo mais, de forma mais saudável, portanto, a convivência intergeracional será mais comum. Logo, procurou-se redirecionar a visão para com o envelhecimento, enfatizando valores humanos agregados ao longo da vida. A orientação adequada promoverá formação de valores e atitudes positivas ante os mais velhos, bem como suas integrações nos mais diversos âmbitos sociais. Espera-se que a ação transcenda os muros da escola e adentre os lares das crianças, por serem futuras cuidadoras dos mais velhos, faz-se necessário um circuito de antevisão, afinal, muitas vezes a incompreensão é o gatilho para o estabelecimento do ciclo de violências.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |