INTRODUÇÃO: A extensão no ambiente acadêmico serve como meio de interligar ensino e atuação para uma melhor qualificação do aprendizado, favorecendo experiências práticas e reflexões que não são viabilizadas dentro da universidade. A partir disso, o projeto de extensão Partejar, vem proporcionando vivências e ensinamentos provenientes do mundo do cuidado materno-infantil. Ele é formado por uma equipe multidisciplinar que a 3 anos vem atuando em uma maternidade da capital Paraibana por meio de visitas semanais com duração de 4 horas, no qual o(a) extensionista tem a oportunidade de reforçar as suas práticas de humanização do cuidado e a partir de tal experiência fortalecer uma formação com abordagem integral, refletindo sobre suas próprias afecções, expectativas, anseios, medos e o meio em que o(a) aluno(a) está inserido(a). Dentro desse contexto, foram observados diversos desafios e potencialidades durante a prática na extensão, tendo isso interferido diretamente na nossa atuação como extensionistas. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Durante essas 4h de atuação temos acesso aos distintos ambientes da maternidade, contendo eles suas particularidades. Um desses ambientes é o pré-parto, onde oferecemos apoio físico e emocional as parturientes e familiares que ali se encontram, uma das limitações encontradas para que nossas ações acontecessem foi a presença de diversos profissionais e estudantes no local interferindo na qualidade da assistência, não ofertando um ambiente que os direitos das mulheres sejam respeitados, como por exemplo: o direito à privacidade e o direito às informações sobre o seu estado de saúde, para que com isso ela tenha autonomia e possa interferir juntamente com a equipe durante todo o trabalho de parto. Porém, é um ambiente em que a nossa presença se faz de extrema importância, pois proporciona um cuidado mais humanizado com uma atenção voltada aos desejos da mulher, favorecendo o vínculo e consequentemente modificando o ambiente. Já nas enfermarias que comportam as mulheres e bebês após o parto, as limitações encontradas foram a respeito do processo de institucionalização, que delimitavam o tempo certo para a realização das diversas atividades, retirando a autonomia das mesmas e com isso a nossa atuação com elas. Uma dessas enfermarias eram destinadas ao cuidado com os recém-nascidos de baixo peso, lá era mais visível esse processo, tendo em vista que se trata de um público no qual esses cuidados devem ser ainda mais específicos e intensificados, negligenciando a atenção e o cuidado com a mãe, a nossa atuação buscava suprir tais necessidades. IMPACTOS: A vivência a partir da extensão nos proporcionou contato com diversos profissionais e circunstâncias ao qual nos fez refletir sobre nossas ações e posicionamentos frente a situações experienciadas na instituição. A oportunidade de poder estar em diversos ambientes da maternidade nos possibilitou atuar no ambiente em que mais nos identificamos, com isso, nossa atuação foi satisfatória para os envolvidos no processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com isso, foi possível observar a importância de um cuidado mais humanizado nesse ambiente, proporcionado pelo projeto de extensão Partejar, que por sua vez trouxe ao ambiente hospitalar o fortalecimento do cuidado integral e a abordagem biopsicossocial da saúde.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |