Introdução A metodologia da aprendizagem cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson objetiva que um coletivo seja protagonista no seu processo de aprendizagem. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) ao adotar tal metodologia tem por objetivo disseminar essa prática no meio acadêmico e diminuir percentual de desistências dos cursos da graduação. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) estabelecem que o profissional egresso de fisioterapia deve possuir formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Este relato tem como objetivo descrever o processo de organização de uma célula de aprendizagem cooperativa no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará no período março a julho de 2018. Relato de experiência A metodologia utilizada foi a de análise dos relatos de experiência, de caráter descritivo e qualitativo. Durante realização de encontros de uma célula estudantil com foco em neurologia e psiquiatria. Buscou-se utilizar os métodos da aprendizagem cooperativa para auxiliar os estudantes a desenvolver estudos de caso e debate sobre os temas. Foram inscritos 3 participantes e realizados 7 encontros abordando através de estudo de artigos e dinâmicas a temática citada. Impactos Este estudo mostra-se relevante quanto a construção de aprendizado humanizado e participativo, para que o estudante seja capaz de cooperar no meio interdisciplinar que está inserido ao longo de sua vida profissional, além de desenvolver habilidades para relação com o outro. Considerações finais Observou-se que a aprendizagem cooperativa proporcionou um ambiente de estudo diferenciado e positivo para os estudantes que participaram da célula, tais repercussões mostram-se importantes para geração de autonomia e discernimento para assegurar a qualidade de humanização no atendimento, além de melhora do desempenho individual e coletivo.
REFERÊNCIAS
· JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T.; SMITH, Karl A.. A Aprendizagem Cooperativa Retorna às Faculdades: Qual é a Evidência de que Funciona?. In: FREED, Shirley. Pensar, Dialogar e Aprender. 30. ed. 1998. Cap. 4. p. 91-102.
· CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO / CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Constituição (2001). Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. nº 1210, de 2001. Brasília, DF, 2001.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |