DESENVOLVENDO A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Manoela Moura de Sousa
  • Co-autores
  • Antônio Ray Alves Barbosa , Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida
  • Resumo
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    Introdução A metodologia da aprendizagem cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson objetiva que um coletivo seja protagonista no seu processo de aprendizagem. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) ao adotar tal metodologia tem por objetivo disseminar essa prática no meio acadêmico e diminuir percentual de desistências dos cursos da graduação. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) estabelecem que o profissional egresso de fisioterapia deve possuir formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Este relato tem como objetivo descrever o processo de organização de uma célula de aprendizagem cooperativa no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará no período março a julho de 2018. Relato de experiência A metodologia utilizada foi a de análise dos relatos de experiência, de caráter descritivo e qualitativo. Durante realização de encontros de uma célula estudantil com foco em neurologia e psiquiatria. Buscou-se utilizar os métodos da aprendizagem cooperativa para auxiliar os estudantes a desenvolver estudos de caso e debate sobre os temas. Foram inscritos 3 participantes e realizados 7 encontros abordando através de estudo de artigos e dinâmicas a temática citada.  Impactos Este estudo mostra-se relevante quanto a construção de aprendizado humanizado e participativo, para que o estudante seja capaz de cooperar no meio interdisciplinar que está inserido ao longo de sua vida profissional, além de desenvolver habilidades para relação com o outro. Considerações finais Observou-se que a aprendizagem cooperativa proporcionou um ambiente de estudo diferenciado e positivo para os estudantes que participaram da célula, tais repercussões mostram-se importantes para geração de autonomia e discernimento para assegurar a qualidade de humanização no atendimento, além de melhora do desempenho individual e coletivo.

     

    REFERÊNCIAS

    ·               JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T.; SMITH, Karl A.. A Aprendizagem Cooperativa Retorna às Faculdades: Qual é a Evidência de que Funciona?. In: FREED, Shirley. Pensar, Dialogar e Aprender. 30. ed. 1998. Cap. 4. p. 91-102.

     

     

    ·         CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO / CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Constituição (2001). Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. nº 1210, de 2001. Brasília, DF, 2001.

     

     

  • Palavras-chave
  • Fisioterapia, Aprendizagem cooperativa, Educação
  • Área Temática
  • Área da Saúde e afins
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A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro. 

Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”. 

 

Boa leitura!

 

Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO

  • Área da Saúde e afins
  • Área da Saúde e afins

Comissão Organizadora

Adônis Vinicius Santos (UNCISAL)
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL)
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL)
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC)
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB)
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL)
Davi Santana Sousa (UFS)
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL)
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL)
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB)
Gabriel Paz de Lima (UEPA)
Geísa Dias Wanderley (UFPB)
Juliana Oliveira Correia (UNEB)
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL)
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN)
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL)
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL)
Sabrina Souza Araújo (UFPA)
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL)