Introdução: Umas das formas de promover saúde é por meio de ações educacionais nos mais diversos ambientes e destinado a qualquer público disponível. Dentro das linhas de atuação do profissional de saúde a promoção é que permite grande versatilidade no seu desenvolvimento, além de exigir que saiba como atingir efetivamente o público objetivado. Sendo assim, a proposta da disciplina de Saúde da Criança I é de munir o acadêmico de conhecimento cientifico, mas leva-lo a prática no ambiente onde as crianças passam grande parte de seu dia. Portanto este relato, visa demonstrar a experiência obtida pelos acadêmicos sobre o desenvolvimento de ações educacionais que geraram produção de saúde no ambiente escolar. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência realizado por graduandos do 3º ano do curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL sobre a promoção de saúde no ambiente escolar através de uma ação realizada a partir de temas discutidos na disciplina de Saúde da Criança I. Os acadêmicos foram divididos em grupos com os seguintes temas: Saúde bucal e Higiene Corporal, Alimentação saudável, Práticas de boas maneiras, Prevenção de acidentes e o grupo destinado a conversar com os professores de cada turma, cada grupo teve de preparar uma ação onde fossem abordados os principais pontos de cada temática de modo que fossem compreendidos e postos em prática por cada um dos presentes nas salas onde foi realizada a ação. A atividade ocorreu em abril de 2018 na Escola Francisco Melo, de forma lúdica contando com a utilização de vídeos, maquetes, bonecos, cartazes, brincadeiras preparadas por cada grupo. Impactos: Ao desenvolver e vivenciar essa experiência, os acadêmicos puderam experimentar de forma prática os conhecimentos adquiridos nas matérias de Saúde da Criança I, em relação aos temas trabalhados, e de Saúde e Sociedade III, responsável por munir o graduando de técnicas efetivas na construção de um recurso educacional. Com essa interação disciplinar, os acadêmicos puderam aprender sobre a atuação do fisioterapeuta como agente promotor da saúde na atenção primária e sobre a importância de conhecer as peculiaridades do diferentes grupos sociais ao realizar ações de promoção da saúde. Considerações finais: Posto isso, é perceptível que o objetivo da disciplina em preparar o acadêmico para os desafios do fazer saúde em diversos campos e linhas de atuação foi alcançado, tendo em vista que estes tornaram-se mais preparados para o desenvolvimento de ações que não se limitam apenas a intervenção pós acometimento, mas ao cuidado desde a promoção e prevenção de saúde utilizando-se de recursos educacionais.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |