Promoção e Prevenção na saúde postural de adolescentes: Um Relato de experiência no projeto Escola de Posturas da UFPB

  • Autor
  • Emanuela Silvia de Souza Santos
  • Co-autores
  • Jéssyca Serrão de Oliveira , Junio Alves de Lima , Maria Cláudia Gatto Cardia
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A postura corporal da população moderna tem sofrido alterações devido ao estilo de vida acelerado e por vezes inadequados que predispõem a problemas na coluna vertebral. A literatura norteia que é durante a infância e adolescência que nossos primeiros problemas posturais começam a serem desenvolvidos. O cotidiano dos adolescentes, na sua maioria é marcado por vícios posturais e uma vida sedentária cada vez mais frequente. São horas sentado em sala de aula, fazendo uso de televisão, videogames, celular e computador. Além disso, problemas posturais triviais (escolioses) decorrem da má utilização das mochilas, mobiliário escolar inadequado e postura errônea ao sentar. Nestes casos, a identificação de padrões errôneos passa a ser preponderante para prevenir essas alterações objetivando a promoção da informação em educação postural precoce por meio de orientações, esclarecimentos, trabalhos de conscientização corporal, e explanação da importância do autocuidado para uma melhor qualidade de vida. A Escola de Posturas é um projeto de extensão que contempla informações para autocuidado e cinesioterapia, podendo ser aplicado a diversas faixas etárias. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O grupo é formado por 7 adolescentes com idade entre 11 a 17 anos onde são executadas 10 sessões com duração de 90 minutos, divididas em 3 momentos (exposição teórica, prática e relaxamento). No decorrer das intervenções procurou-se abordar o conteúdo de forma simples, clara e direcionada ao seu nível de entendimento, com temas voltados a postura, dor, marcha, equilíbrio, anatomia humana e algumas de suas funções fisiológicas, por meio de recursos de vídeos, estruturas de peças anatômicas, circuitos, dinâmicas, atividades em dupla e coletivas, no qual os adolescentes pudessem participar retirando suas dúvidas, expondo suas vivências cotidianas e possibilitando uma melhor compreensão e interação dos mesmos. O trabalho em grupo realizado com os jovens, vem proporcionar um compartilhamento das experiências, possibilitando a modificação de percepções pessoais em percepções coletivas, a partir da identificação de seus particulares processos com os dos demais participantes. IMPACTOS: Observou-se que as intervenções teórico-prática os ajudaram a compreender melhor sobre o corpo, favorecendo consequentemente o autocuidado, além de despertar neles o interesse em ajudar os colegas e familiares que porventura necessitem de tais orientações, assim, os conhecimentos obtidos nas sessões foram exportados para as respectivas rotinas dos jovens e das pessoas que os cercam. A prática em grupo trouxe a eles uma maior compreensão dos exercícios apresentados e uso dos materiais, facilitando o entendimento quanto aos objetivos empregados a cada atividade abordada, pertinente as informações expostas no referente dia, resultando numa melhor eficácia das suas concepções acerca de sua postura. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acredita-se que a aplicação das atividades com o grupo de adolescentes alcança uma importante atribuição na promoção e prevenção de saúde, favorecendo a construção e compartilhamento de saberes que propiciam o autocuidado desenvolvendo a consciência corporal, o que leva a considerar que o uso exacerbado das novas tecnologias, utilizados de maneira incorreta, podem trazer malefícios. Ademais, a vivência no projeto permite aos extensionistas um olhar mais atento acerca dos vícios posturais presentes nesta população e da experiência de trabalho com grupos.

  • Palavras-chave
  • Adolescentes, Educação Postural, Escola de Posturas.
  • Área Temática
  • Área da Saúde e afins
Voltar

A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro. 

Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”. 

 

Boa leitura!

 

Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO

  • Área da Saúde e afins
  • Área da Saúde e afins

Comissão Organizadora

Adônis Vinicius Santos (UNCISAL)
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL)
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL)
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC)
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB)
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL)
Davi Santana Sousa (UFS)
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL)
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL)
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB)
Gabriel Paz de Lima (UEPA)
Geísa Dias Wanderley (UFPB)
Juliana Oliveira Correia (UNEB)
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL)
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN)
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL)
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL)
Sabrina Souza Araújo (UFPA)
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL)