INTRODUÇÃO: A postura corporal da população moderna tem sofrido alterações devido ao estilo de vida acelerado e por vezes inadequados que predispõem a problemas na coluna vertebral. A literatura norteia que é durante a infância e adolescência que nossos primeiros problemas posturais começam a serem desenvolvidos. O cotidiano dos adolescentes, na sua maioria é marcado por vícios posturais e uma vida sedentária cada vez mais frequente. São horas sentado em sala de aula, fazendo uso de televisão, videogames, celular e computador. Além disso, problemas posturais triviais (escolioses) decorrem da má utilização das mochilas, mobiliário escolar inadequado e postura errônea ao sentar. Nestes casos, a identificação de padrões errôneos passa a ser preponderante para prevenir essas alterações objetivando a promoção da informação em educação postural precoce por meio de orientações, esclarecimentos, trabalhos de conscientização corporal, e explanação da importância do autocuidado para uma melhor qualidade de vida. A Escola de Posturas é um projeto de extensão que contempla informações para autocuidado e cinesioterapia, podendo ser aplicado a diversas faixas etárias. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O grupo é formado por 7 adolescentes com idade entre 11 a 17 anos onde são executadas 10 sessões com duração de 90 minutos, divididas em 3 momentos (exposição teórica, prática e relaxamento). No decorrer das intervenções procurou-se abordar o conteúdo de forma simples, clara e direcionada ao seu nível de entendimento, com temas voltados a postura, dor, marcha, equilíbrio, anatomia humana e algumas de suas funções fisiológicas, por meio de recursos de vídeos, estruturas de peças anatômicas, circuitos, dinâmicas, atividades em dupla e coletivas, no qual os adolescentes pudessem participar retirando suas dúvidas, expondo suas vivências cotidianas e possibilitando uma melhor compreensão e interação dos mesmos. O trabalho em grupo realizado com os jovens, vem proporcionar um compartilhamento das experiências, possibilitando a modificação de percepções pessoais em percepções coletivas, a partir da identificação de seus particulares processos com os dos demais participantes. IMPACTOS: Observou-se que as intervenções teórico-prática os ajudaram a compreender melhor sobre o corpo, favorecendo consequentemente o autocuidado, além de despertar neles o interesse em ajudar os colegas e familiares que porventura necessitem de tais orientações, assim, os conhecimentos obtidos nas sessões foram exportados para as respectivas rotinas dos jovens e das pessoas que os cercam. A prática em grupo trouxe a eles uma maior compreensão dos exercícios apresentados e uso dos materiais, facilitando o entendimento quanto aos objetivos empregados a cada atividade abordada, pertinente as informações expostas no referente dia, resultando numa melhor eficácia das suas concepções acerca de sua postura. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acredita-se que a aplicação das atividades com o grupo de adolescentes alcança uma importante atribuição na promoção e prevenção de saúde, favorecendo a construção e compartilhamento de saberes que propiciam o autocuidado desenvolvendo a consciência corporal, o que leva a considerar que o uso exacerbado das novas tecnologias, utilizados de maneira incorreta, podem trazer malefícios. Ademais, a vivência no projeto permite aos extensionistas um olhar mais atento acerca dos vícios posturais presentes nesta população e da experiência de trabalho com grupos.
A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro.
Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”.
Boa leitura!
Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO
Comissão Organizadora
Adônis Vinicius Santos (UNCISAL) |
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL) |
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL) |
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC) |
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB) |
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL) |
Davi Santana Sousa (UFS) |
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL) |
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL) |
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB) |
Gabriel Paz de Lima (UEPA) |
Geísa Dias Wanderley (UFPB) |
Juliana Oliveira Correia (UNEB) |
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL) |
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN) |
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL) |
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL) |
Sabrina Souza Araújo (UFPA) |
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL) |