A UTILIZAÇÃO DA MASSAGEM COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE

  • Autor
  • Maria Emlia Dantas Alves
  • Co-autores
  • WILLAMIS TENÓRIO RAMOS , Rosiane Dantas Pacheco
  • Resumo
  • Introdução: A massagem terapêutica é uma terapia complementar definida como manipulação dos tecidos moles do corpo, executada com as mãos, produzindo efeitos sobre os sistemas vascular, muscular e nervoso, produzindo a estimulação mecânica dos tecidos através da pressão rítmica de pressão e estiramento. Como recurso terapêutico ela é eficaz nos tratamentos físicos e emocionais, incluindo o alívio da dor, a insônia, a ansiedade, condições relacionadas ao stress e tensão muscular. Objetivos: Discutir a importância da Massagem como recurso terapêutico no processo de formação em acadêmicos da área da saúde. Método: Trata-se de uma ação extensionista com a participação dos acadêmicos do Curso de Fisioterapia membros do Projeto Massoterapia desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, formado por acadêmicos da saúde de diversas áreas e pela comunidade externa, tendo como pilar a massagem como recurso e atividade complementar no cuidado em saúde. São realizados encontros mensais, com duração de 6h para discussão sobre os conceitos da massoterapia, ética terapêutica, valores culturais, elementos da psicopatologia, noções de anatomia e fisiologia e seus efeitos nos sistemas fisiológicos do corpo humano. São desenvolvidas capacitações sobre manobras e técnicas de massagem aos membros do projeto, os quais aplicam os conceitos e teorias em práticas expositivas de atendimento à comunidade acadêmica da universidade uma vez por semana.  Resultados: As ações do Projeto Massoterapia possibilitou aos acadêmicos domínio de técnicas e manobras sobre massagem, reflexão teórico-prática sobre essa temática, quebra de paradigmas sobre o cuidado em saúde e habilidades éticas ao atendimento aos pacientes.  Discussão: As indicações para o uso da massagem podem ser avaliadas somente por alguém que conheça a anatomia e fisiologia do corpo humano e os processos de doença e lesão. As variáveis da pesquisa comparativa das técnicas de relaxamento para ansiedade e depressão constatou-se que, após a massagem terapêutica, estas melhoravam significativamente a curto prazo. A necessidade de novas investigações sobre os efeitos da massagem terapêutica, na área de intervenção de profissionais da saúde, torna-se pertinente para maior consistência empírica sobre os seus efeitos na saúde. Conclusão: O Projeto Massoterapia possibilita a quebra de paradigmas sobre os cuidados em saúde existentes e contribuem para a formação acadêmica na área da saúde mostrando como a massagem pode ser empregada e quais seus efeitos para o individuo biopsicossocial. 

    Descritores: Massagem; Promoção da Saúde; Fisioterapia.

    Referências:

    DE DOMENICO, G. Técnicas de Massagem de Beard Princípios e Práticas de Manipulação de Tecidos Moles. 5°ed. Rio de Janeiro; Editora Elservier, 2008.

    CASSAR, M. P. Manual de Massagem Terapêutica. 1°ed. São Paulo: Editora Manole, 2001.

    Tacani PM. Machado AFP, Souza DAA. Tacani RE. Efeito da Massagem Clássica Estética em Adiposidades Localizadas: Estudo Piloto. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, V. 17, Nº 4, P.352-7, Out/Dez. 2010.

    KYNNEY, S., Smith, M., Corbin, L., Kemphill, l., Benton, K., & Mellis, K. (2011). Massage therapy versus simple touch to improve pain and mood in patients with advanced cancer: A randomized trial. Annals of Internal Medicine, 149(6), 369-379.

  • Palavras-chave
  • Massagem, Promoção da Saúde, Fisioterapia.
  • Área Temática
  • Área da Saúde e afins
Voltar

A comissão organizadora do XIX Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia - EREFISIO torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro. 

Em 2018, o EREFISIO teve como eixo norteador o Trabalho, Fisioterapia e Sociedade e como tema "O fazer fisioterapêutico: os desafios da atuação no contexto de crise brasileira”. 

 

Boa leitura!

 

Erivaldo Santos de Lima - Coordenação geral do XIX EREFISIO

  • Área da Saúde e afins
  • Área da Saúde e afins

Comissão Organizadora

Adônis Vinicius Santos (UNCISAL)
Ahyas Sydcley Santos Alves (UNCISAL)
Alynne Iasmin Batista Santos (UNCISAL)
Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida (UFC)
Bruna Loren Silva Caldas (UNEB)
Clara Maria de Araujo Silva (UNCISAL)
Davi Santana Sousa (UFS)
Deborah Silva Vasconcelos dos Santos (UNCISAL)
Erivaldo Santos de Lima (UNCISAL)
Fabiano Gomes Miranda Pereira (UNEB)
Gabriel Paz de Lima (UEPA)
Geísa Dias Wanderley (UFPB)
Juliana Oliveira Correia (UNEB)
Luann Mikaell Lopes Damasceno (UNCISAL)
Lucas Henrique Azevedo da Silva (UFRN)
Lucas Pereira Balbino (UNCISAL)
Maria Clara Roseno da Silva (UNCISAL)
Sabrina Souza Araújo (UFPA)
Vinícius Ramon da Silva Santos (UNCISAL)