Ilana das Neves Barbosa , Lucas Braga Rodrigues
Ana karla de Melo , Lais Celeste Vasconcelos , Maria Iraê Corrêa
Acesse os Anais do Evento EREGASTRO clicando aqui.
APRESENTAÇÃO DO ENCONTRO
O II Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia, ocorreu nos dias 1 a 4 de agosto de 2018, foi um evento de cunho regional que visou integrar os estudantes dos cursos de Gastronomia da região nordeste. O intuito deste evento foi fomentar o debate sobre o papel da Universidade na formação do profissional de Gastronomia, numa proposta inter, multi e transdisciplinar; refletir sobre o papel social, cultural e político da Gastronomia na sociedade. Repensando o papel do profissional numa visão mais ampla de responsabilidade social, sustentabilidade e segurança e soberania alimentar e nutricional, além de instigar a reflexão acerca do universo alimentar do nordeste, perpassando ingredientes, produtos, técnicas e agentes (individuais ou em grupo) dos estados, no intuito de uma real valorização regional.
O evento teve a contribuição da Universidade Federal do Ceará no seu processo de construção e realização. Este aconteceu nas dependências da universidade utilizando os diversos espaços que constituem a instituição, o Restaurante Universitário, o Centro de Convivências, o auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira do Centro de Ciências, o laboratório de frutos, e diversos espaços do Instituto de Cultura e Arte.
O encontro contou com a participação de 210 estudantes que vieram de diversas instituições, dentre elas: Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Ceará – Campus Baturité, Instituto Federal do Ceará – Campus Ubajara, Instituto Federal do Piauí e Fametro, entre outras instituições privadas. O evento contou também com 11 palestrantes e 5 oficineiros.
ENCAMINHAMENTOS DO ENCONTRO
A respeito deste encontro é importante ressaltar os direcionamentos curriculares os encaminhamentos de seus grupos de discussão. O Grupo de Discussão (GD) sobre os Eixos Temáticos buscou aprofundar os currículos dos cursos de Gastronomia, estes quatro eixos por sua vez foram eleitos na Plenária Final do I Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia, ocorrido em novembro de 2017. Os quatro eixos definidos foram: Gastronomia e Ciências Naturais; Gastronomia, Alimentação e Cultura; Gestão e Empreendedorismo Gastronômico; e Gastronomia e Educação.
Dentre os direcionamentos dos Grupos de Discussão dos Eixos Temáticos, reforça-se a necessidade de uma profunda revisão de ementas de disciplinas, visto que estas trabalham conteúdos distintos nas diferentes Universidades, ou ainda repetem-se os conteúdos em outras disciplinas ao longo da graduação, sendo por vezes ministradas de forma descontextualizada do contexto da gastronomia. O corpo discente compreende que a revisão de ementas se faz necessária em contexto interno dentro das Instituições, bem como na elaboração de uma base curricular comum que determine disciplinas e atividades curriculares obrigatórias na graduação. Além disso, em todos os eixos foi pontuada a necessidade de criação e/ou fortalecimento de grupos de estudo e grupos de pesquisa, afim de uma consolidação na Gastronomia do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.
A respeito do eixo Gastronomia e Ciências Naturais, há uma forte demanda discente para oferta de disciplinas que familiarizem os discentes com as ciências; necessidade de maior foco da gastronomia nas disciplinas de ciências dos alimentos; maiores parcerias dos cursos de Gastronomia com outros departamentos, institutos e faculdades da mesma instituição, bem como criação de grupos de estudos e grupos de pesquisa que busquem a transdisciplinaridade, contextualizando a gastronomia nas ciências naturais. A respeito deste eixo, o corpo discente compreende que as disciplinas de Microbiologia de Alimentos, Higiene e Segurança Alimentar, Química Culinária, Métodos e Técnicas de Conservação dos Alimentos, Análise Sensorial e Gastrotecnia como disciplinas obrigatórias, no entanto, necessitam de revisão de suas ementas, em especial Gastrotecnia, que apresentou melhor proposta de ementa, como referência, na UFRPE.
A respeito do Eixo Temático Gastronomia, Alimentação e Cultura, há uma demanda estudantil para a criação de grades curriculares voltadas para História da Alimentação e também para História da Gastronomia; há a demanda de buscar a inclusão de abordagens sobre a cultura e a gastronomia brasileira, ressaltando a formação étnica e as relações de globalização; entende-se como necessário implementar no currículo atividades que busquem o resgate e o registro de técnicas, insumos e saberes populares brasileiros típicos de cada região, preferencialmente em disciplinas obrigatórias; revisão e reforma das ementas das disciplinas de cozinha e Cultura Brasileira, para dar maior ênfase ao regional; necessidade de mais grupos de pesquisa no campo da alimentação e cultura; ampliação do papel das instituições de ensino na promoção da agroecologia, valorizando as cadeias produtivas locais através da aquisição de insumos; necessidade de valorização da Gastronomia enquanto uma ciência interdisciplinar; e demandas de projetos de extensão tendo em vista o meio cultural.
Já a respeito do Eixo Gestão e Empreendedorismo Gastronômico entende-se a importância de fomentar a formação de empresas juniores na Gastronomia, que permitam ao estudante empreender e inovar dentro do ambiente acadêmico, bem como aumentar a visibilidade dos profissionais da gastronomia; fomento a criação de PETs (Programa de Educação Tutorial) ou projetos/grupos de pesquisa desvinculados do viés empresarial e condizentes com o ambiente acadêmico da universidade pública. Dessa forma, propõe-se que as Empresas Juniores sejam iniciativas das instituições particulares e/ou dos cursos técnicos; e também ressaltar nas grades curriculares os pilares da administração: Gestão Financeira, Gestão de Operação, Gestão de Pessoas.
E por fim, no Eixo Gastronomia e Educação compreende-se que deve ocorrer uma revisão de ementas e oferta de disciplinas que contemplem veganismo e dietas restritivas, com viés acima de tudo gastronômico e não somente nutricional; fomento à produção científica com ênfase numa pesquisa transdisciplinar para consolidar a Gastronomia como Ciência, e para que se justifique enquanto curso junto ao MEC; implementação de disciplinas de didática; e ampliação de carga horária obrigatória referente a Iniciação Científica para os bacharelados em Gastronomia, respaldando sua identificação enquanto Ciência.
Além dos Grupos de Discussão sobre os Eixos Temáticos ocorreram também Grupos de Discussão Transversais, cujo objetivo foi o de principalmente discutir algumas temáticas que são indissociáveis do universo da gastronomia, e que, no entanto, por muitas vezes não são abordadas ao longo da graduação. Os temas tranversais foram: Gastronomia e Gênero; Gastronomia e Relações étnico-raciais; Gastronomia e Trabalho; e Gastronomia e Sustentabilidade.
Acerca da temática Gastronomia e Gênero o corpo estudantil compreende que se faz necessária a criação de núcleos ou grupos de estudos sobre a temática; mais discussões sobre o espaço e atuação das mulheres na Gastronomia, não somente como cozinheiras, mas também como gestoras, acadêmicas e autoras; e elevar a discussão para além do gênero, englobando também a sexualidade e as opressões no meio de trabalho e na academia.
Na temática Gastronomia e Relações Étnico-Raciais ressaltou-se a importância da semana de integração (semana zero ou semana de recepção) para compreensão e de troca de conhecimentos entre veteranos e novatos a nível regional; demanda pela oferta de mais disciplinas ou ementas que sejam simbólicas e representativas, colocadas em primeiro plano (criação de disciplinas de matrizes africanas, indígenas dentre outras); projetar um currículo anti-racista, visando à integração de autores e professores representativos; questionar a visão bibliográfica etnocêntrica apresentada na formação do curso; necessidade de ampliação do acervo das bibliotecas de gastronomia, levando em conta bibliografias de diversos referenciais; criação de grupo de estudos\pesquisas autogestionados com apoio de uma biblioteca colaborativa, banco de dados, plataforma (como por exemplo a Biblioteca Colaborativa de Gastronomia – Facebook); demanda por mais visitas de campo, a espaços ou locais representativos de diversos grupos (assentamentos, terreiros, comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, dentre outras).
Na temática Gastronomia e Trabalho o corpo discente compreende a necessidade de se cumprir a lei do estágio, e desta forma que esta atividade passe a cumprir sua função formativa, seja respeitada sua carga horária e as condições de trabalho sejam adequadas para as funções a serem executadas; direcionar os estágios para outras áreas além da cozinha, como gestão de serviços ou até mesmo desenvolvimento rural sustentável; importância de desmistificar o que é colocado pela mídia acerca do trabalho em Gastronomia, sendo a função da Universidade apresentar outros leques possíveis dentro da Gastronomia que possam abranger diversos eixos na formação para além das cozinhas; importância de o gastrônomo ter um comprometimento ético e profissional com a cultura, com os insumos locais, com a sustentabilidade, com as questões de gênero, raciais e de sexualidade.
Por fim, na temática Gastronomia e Sustentabilidade compreende-se a necessidade de alterações nas ementas e planos de aula das disciplinas teórico-práticas no sentido de reduzir o desperdício por meio do aproveitamento integral de insumos, favorecendo o processamento mínimo e diminuindo a necessidade dos ultraprocessados, e para que temas como consumo de agroecológicos, agrotóxicos, produtos de produção familiar, reforma agrária, dentre outros, sejam expostos e discutidos. Consequentemente, prromover a autossuficiência das instituições de ensino para alguns insumos; incentivar parcerias dentro das instituições, que viabilizem a diminuição de desperdício de alimentos nos cursos de Gastronomia; necessidade de incentivo à pesquisas sobre Ética e Gastronomia Profissional abordando as questões de responsabilidade ambiental na Gastronomia, além de créditos obrigatórios sobre as mesmas.
II ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE GASTRONOMIA
EDITAL Nº 01, DE 24 DE ABRIL DE 2018 PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS (RESUMOS EXPANDIDOS)
A Comissão Organizadora do II Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia torna pública a submissão de resumos expandidos para o evento, a ser sediado na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, conforme as condições apresentadas neste Edital.
O II Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia é um evento de cunho regional, que visa integrar os estudantes dos cursos de Gastronomia da região nordeste. O intuito deste evento é discutir demandas relacionadas a educação na área - como o incentivo a produção científica - e relações de trabalho, dentre elas a regulamentação da profissão. Através deste evento, busca-se: fomentar o debate sobre o papel da Universidade na formação do profissional de Gastronomia, numa proposta inter, multi e transdisciplinar; refletir sobre o papel social, cultural e político da Gastronomia na sociedade; repensar o papel do profissional numa visão mais ampla de responsabilidade social, sustentabilidade e soberania e segurança alimentar e nutricional; e instigar a reflexão acerca do universo alimentar do nordeste, perpassando ingredientes, produtos, técnicas e agentes (individuais ou em grupo) dos estados, no intuito de uma real valorização regional.
1 EIXOS TEMÁTICOS DO EREGASTRO 2018
A temática, no que diz respeito à submissão e apresentação de trabalhos, foi dividida em cinco (5) eixos temáticos específicos dentro dos quais as propostas de trabalho deverão enquadrar-se, a saber:
EIXO 1 - Ciências Naturais
Estudos referentes aos fenômenos e reações pertinentes à Gastronomia, incluindo análises sobre a transformação dos alimentos, processo físicos, químicos, biológicos e sensoriais envolvidos em métodos, técnicas e preparações.
EIXO 2 - Alimentação e Cultura
Estudos envolvendo a produção e consumo de alimentos tradicionais, manifestações culturais alimentares, alimento como memória e identidade e soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN).
EIXO 3 - Gestão e Empreendedorismo
Estudos relacionados à gastronomia e o mercado de trabalho como: gestão de pessoas, economia solidária, economia social, economia do trabalho, etc.
EIXO 4 - Gastronomia e Educação
Estudos que versem sobre a educação em Gastronomia, refletir sobre a formação em Gastronomia no Brasil, as diretrizes curriculares dos cursos, docência, projetos pedagógicos, o papel da universidade, Educação Alimentar e Nutricional, etc.
EIXO 5 – Outros
Estudos pertinentes à Gastronomia que em função de sua transdisciplinaridade e/ou transversalidade abordam temáticas presentes em mais de um eixo ou que não se enquadrem em outros eixos.
Atenção: os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas do evento serão desconsiderados.
2 SUBMISSÃO DETRABALHOS
A submissão de trabalhos deve ser realizada a partir do dia 01 de maio de 2018 até às 23h59min do dia 15 de junho de 2018, através do site do evento. Quaisquer dúvidas a respeito dos trabalhos acadêmicos podem ser enviadas para o email: eregastro2018@gmail.com com o assunto no envio do e-mail.
Apenas um autor deve submeter o trabalho com o nome de todos os demais no corpo do trabalho. Será permitido número máximo de cinco (5) autores por produção científica, sendo o limite de (1) um trabalho por autor e até no máximo outros 4 (quatro) como co-autores.
Os trabalhos deverão ser enviados em formato DOC/DOC.X. Trabalhos enviados fora dos critérios serão desconsiderados. Após o envio, o participante deve aguardar no prazo de 48 (quarenta e oito) horas o e-mail de confirmação de recebimento da Comissão Científica do Evento.
ATENÇÃO:
Apenas serão aceitos trabalhos cujo autor (graduando ou graduado no Curso de Gastronomia) estiver inscrito no evento – EREGASTRO.
Os casos omissos ou não previstos nesse edital serão solucionados mediante apreciação pela Comissão Científica.
3 PADRONIZAÇÃO DOSTRABALHOS
O EREGASTRO 2018 apenas receberá trabalhos formatados de acordo com as seguintes recomendações:
Os resumos expandidos devem ter no máximo duas (2) laudas, incluindo figuras, tabelas e referências. Sendo o trabalho formatado em duas colunas, conforme o modelo.
Formatação: Formato A4 com margem superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm. Espaçamento entre linhas 1 cm. Parágrafo com recuo de 1,5 cm, alinhamento justificado e sem espaços entre eles. Não usar numeração de páginas. Deverá ser empregada fonte Arial, corpo 8, exceto no título, e justificado.
As citações no texto devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que são mencionadas no texto. Identificar as referências no texto por números arábicos entre parênteses. Exemplo: (2), (7,9,16). As tabelas e legendas também devem ser numeradas com algarismos arábicos.
O(s) nome(s) do(s) autor(es); a afiliação institucional de cada autor; a titulação de cada autor e seus e-mails devem constar no trabalho.
Os textos dos resumos expandidos devem ser organizados em: Título, Autores, Identificação dos autores, Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.
Nos simpósios temáticos (comunicação oral) as apresentações deverão ser realizadas com apresentação visual em PowerPoint não sendo permitidas apresentações de quaisquer outros tipos. No entanto, os documentos devem ser salvos em PDF.
Já os autores que optarem por pôster se comprometem a apresentar o trabalho em material impresso.
4 CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos submetidos deverão atender aos seguintes critérios de avaliação:
- Contribuição para o eixo temático;
- Clareza e concisão;
- Sistematização das ideias;
- Especificidade e Pertinência do referencial teórico adotado e dos resultados alcançados.
No final do julgamento, a comissão científica tomará as seguintes decisões sobre os trabalhos enviados:
- Aceito para apresentação e publicação;
- Recusado.
5 CRONOGRAMA
Publicação do Edital nº 01/2018 e modelos a serem seguidos: 24/04/2018
Início das submissões de trabalhos: 01/05/2018
Fim das submissões de trabalhos:15/06/2018
Divulgação dos resultados (aceitos e recusados): Até 10/07/2018
Envio das apresentações em PowerPoint salvas em PDF: Até 20/07/2018
Realização do II EREGASTRO: 01 à 04/08/2018
Apresentação dos trabalhos: 04/08/2018
6 APRESENTAÇÕES
Cada trabalho, independente de sua modalidade (simpósio temático ou pôster), poderá ser apresentado por, no máximo 2 (dois) autores.
Os autores que irão apresentar os simpósios terão 15 (quinze) minutos de tempo para comunicação oral. Os autores que ultrapassarem este tempo serão despontuados, de acordo com os critérios de avaliação. Para cada trabalho serão dispostos 5 (cinco) minutos para perguntas e debates com o público ouvinte da sessão.
Todos os pôsteres devem ser apresentados impressos para serem considerados.
As apresentações de trabalhos, independente de sua modalidade, simpósio temático (comunicação oral) ou pôster, ocorrerão durante o II EREGASTRO nas datas, locais e horários estabelecidos pela Comissão Científica.
Os autores deverão permanecer em suas respectivas sessões de apresentação de trabalho – independente da modalidade da apresentação (oral ou pôster) – até o seu encerramento, salvo aqueles que tiverem mais de um trabalho a ser apresentado em um mesmo turno.
7 CERTIFICADOS
A Comissão Científica emitirá um certificado para cada produção (enviado ao autor principal), com indicação de todos os autores, que será entregue somente em meio digital após o encerramento do evento.
8 PUBLICAÇÃO
Os trabalhos serão publicados nos Anais do Evento em formato online através do site.
AO SUBMETEREM TRABALHOS, OS AUTORES CONCORDAM COM TODAS AS DETERMINAÇÕES PRESENTES NESTE EDITAL.
Local: Universidade Federal Do Ceará – Campus do Pici, Instituto de Cultura e Arte – ICA.
Endereço: Av. Mister Hull, s/n – Pici, Fortaleza–CE, 60455-760
Data: 1 a 4 de agosto de 2018.
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Comissão Organizadora do II EREGASTRO
Amanda Felicio Marques
Ana Beatriz Araujo Tavares
Aryelle Leite de Almeida
Barbara Cassetari Sugizaki
Barbara Ribeiro Dantas
Cássia Santos do Amaral
David da Silva Barros
Eduardo Torres Ferreira
Érica Maia Calisto
Fernando Pinheiro De Marchi
Francisco Eliecê David Neto
Gabriel Benicio da Silva
Gabriela Brito de Lima Silva
Ilana Das Neves Barbosa
Isaías Alves do Nascimento Filho
Ivo Cerqueira de Mello
Jarbas Lima da Silva
Juan Victor Queiroz PimenteL
Juliana Andrade Moura
Lucas Braga Rodrigues
Luiz Eduardo Oliveira Holanda
Matheus Alexandre Moura de Lima
Moara Volpato Cortazzo
Ruama Nascimento dos Santos
Samuel Elias Andrade Gomes
Sarah Carvalho Maciel
Túlio Martins de Oliveira
Comissão Editorial
Aryelle Leite de Almeida
Barbara Cassetari Sugizaki
Eduardo Torres Ferreira
Gabriela Brito de Lima Silva
Moara Volpatto Cortazzo
Túlio Martins de Oliveira
Comissão de Avaliação
Alice Pinheiro Teixeira
Beatriz Helena Peixoto Brandão
Gabriela Brito de Lima Silva
Leandro Pinto Xavier
Lourence Cristine Alves
Paulo Henrique Machado de Sousa
Paulo Ricardo Costa
Renato Rodrigues Brasil
Roberto José de Araújo
Robson Nascimento da Mota
Thuanne Souza Dourado
ANAIS DO EVENTO EREGASTRO (ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE GASTRONOMIA)
ISBN: 978-85-7946-327-3
Publicação em: 17 de maio de 2018.
Acesse a publicação completa em: Anais do Evento EREGASTRO
Anais do evento I EREGASTRO v.1, 2017
Organização:
Gabriela Brito de Lima Silva
Túlio Martins de Oliveira
Larissa Lopes Rodrigues
Thuanne de Souza Dourado
Comissão de Avaliação:
Alice Pinheiro Teixeira
Gabriela Brito de Lima Silva
Lara Conceição Campos Pena
Larissa Lopes Rodrigues
Luciana Leite de Andrade Lima
Mariana Melo Costa
Neide Kazue Sakugawa Shinohara
Odilon Braga Castro
Pedro Luiz Silva de Sá Jr.
Túlio Martins de Oliveira
Uerisleda Alencar Moreira