FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS
Administração de empresas 8° período - TCC2
A influência do Instagram na decisão de consumo dos estudantes anapolinos
Autora: SANTOS, Jayne Andrade.
Orientador: Cinara Itagiba
A rede social Instagram, tem se tornado uma das plataformas mais influentes em relação ao consumo, principalmente, quando falamos de jovens universitários anapolinos.
A presença constante de conteúdos visuais, anúncios pagos e perfis comerciais bem estruturados torna o app um espaço de interação e, ao mesmo tempo, estímula à compra.
Tendo isso em vista, torna-se interessante entender de que forma os jovens estudantes anapolinos utilizam o Instagram e como essa rede social pode influenciar a decisão de compra.
Palavras chave: Instagram, consumo, influência, jovens universitários e decisão de compra.
Objetivo: Analisar qual a influência do Instagram na decisão de compra dos estudantes da cidade de Anápolis- GO, considerando o papel do marketing digital na formação de comportamento de consumo.
Metodologia: A pesquisa foi feita por meio de um questionário com perguntas direcionadas aos objetivos do estudo, contando com base teórica que sustenta e complementa a análise dos resultados.
Resultados: Os dados mostram que a maioria dos jovens usam a plataforma para outros fins, não usam para realizar compras. O marketing digital influencia, mas de forma moderada. Eles desconfiam das divulgações pagas e se baseiam mais nos comentários e avaliações de outros consumidores. Perfis com informações claras e fotos bem feitas passam mais confiança.
Conclusão: Entende-se que o Instagram influencia sim nas compras, mas de forma mais sutil. O que realmente pesa é a autenticidade, a clareza e a confiança que o perfil passa, muito mais, do que anúncios ou parcerias c
om influenciadores.
Comissão Organizadora
Itallo Henrique da Silva Barros
Comissão Científica
Faculdade Católica de Anápolis
(62) 3771-2888