REFLEXÕES SOBRE POBREZA NO ESPAÇO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CARIACICA

  • Autor
  • KATIA CRISTINA MAURICIO BASTOS GONÇALVES
  • Co-autores
  • FLAVIA COSTA LIMA DUBBERSTEIN
  • Resumo
  • REFLEXÕES SOBRE POBREZA NO ESPAÇO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CARIACICA

    Resumo: O Conselho Municipal de Educação de Cariacica - COMEC foi instituído pela Lei nº. 2067/1990, com o objetivo de elaborar, deliberar e fiscalizar a política e o sistema educacional do município de Cariacica, Posteriormente a Lei 4172/2003 revoga a anterior e suprimi a função fiscalizar passando a ser “órgão de deliberação sobre política Educacional Municipal, que tem finalidade planejar, orientar e disciplinar as atividades de ensino público, exercendo as funções normativas, deliberativas, consultivas e de avaliação ministradas no município na esfera de sua competência. Em sua estrutura, organização e funcionamento constam plenárias, câmaras específicas, comissões provisórias, presidência, vice-presidência, conselheiros, secretária executiva e administrativa e assessoria técnica além da representação dos conselheiros do poder executivo e da sociedade civil. A partir desta realidade, nosso trabalho almeja promover o debate sobre o tema pobreza, em um espaço de ampla participação que é o Conselho Municipal de Educação de Cariacica, frente à necessidade de inserir essa questão às discussões tragas em plenária e nas Câmaras, em que os conselheiros estão inseridos. Deste modo, pretendemos trabalhar com duas pesquisas: a exploratória e a explicativa. A coleta de dados acontecerá inicialmente por meio de uma roda de conversa nas Câmaras, em que abordaremos a pobreza e as atribuições das câmaras, utilizando um relatório, mais fiel possível ao debate central por meio de pesquisa etnográfica e posteriormente e/ou de forma concomitante aplicaremos uma auto-avaliação das câmaras acerca de suas atribuições e relações com a pobreza. Este trabalho pretende oportunizar ao Conselho Municipal de Educação de Cariacica, não só o entendimento do que vem a ser pobreza, mas a implementação de ações claras que possam contribuir com a política educacional do Município.

    PALAVRAS CHAVE: Pobreza, Conselho Municipal de Educação de Cariacica, Participação

  • Palavras-chave
  • Pobreza, Conselho Municipal de Educação de Cariacica, Participação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • EIXO 6 - Federalismo, democracia e disputas entre o público e o privado
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A 3ª edição do Seminário “Federalismo e Políticas Educacionais” é uma realização do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais em parceria com o Grupo Espaços Deliberativos e Governança Pública do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Gegop-Clacso), a seção estadual da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação (Anpae-ES) e o Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo, contando com o apoio da rede Clacso.

Com o objetivo de debater os 30 anos da Constituição brasileira e os desafios para a afirmação do Estado democrático de direito,  do federalismo cooperativo e da educação como direito social de cidadania. A partir do tema “Para onde vai a Democracia? O Brasil após 30 anos da Constituição de 1988” o evento se propõe a congregar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, professores da educação básica e superior, estudantes, gestores e outros interessados para um balanço do Estado democrático de direito e para uma análise de conjuntura das políticas públicas, em geral, e das políticas educacionais, especificamente, no cenário de incertezas diante da crise política, institucional e econômica atual nas mesas, conferências, palestras e apresentações de trabalho.

Assim o evento realizou uma chamada pública e ampliada para pesquisadores das mais diferentes áreas submeterem suas produções à avaliação da Comissão Científica que avaliou os trabalhos em sua relevância e aproximação ao escopo do evento e à qualidade teórica, instrumental, argumentativa e discursiva para as Comunicações orais que se realizarão.

Desse modo os anais ora apresentados compõe importante sistematização das obras que serão discutidas e compartilhadas no evento.

Sejam bem-vindos/as ao nosso evento!

Sejam bem-vindos/as à Vitória!

 

Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL:
 
O texto completo deverá conter entre 10.000 e 13.000 caracteres, nestes devem estar contidos: título, resumo, introdução/problematização, metodologia, resultados e referências bibliográficas.
Acompanhar um resumo de no máximo 1300 caracteres.
O texto deve indicar 3 palavras-chave.
Serão admitidos, no máximo, um (a) autor (a) e até três co-autores(as) por trabalho (TODOS devem estar com inscrição paga e confirmada pelo sistema). Não haverá devolução do valor de inscrição em nenhum dos casos.
Na fase de submissão é imprescíndível que os trabalhos sejam apresentados anonimamente, sem referências identificação de autoria.

 

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL:


1 -   Elabore a apresentação da Comunicação oral, contendo os mesmos itens do resumo expandido (título, autores, introdução/problematização, metodologia, resultados e referências).

2 - Você deverá confeccionar até oito slides para a apresentação oral, utilizando o modelo disponibilizado: (Template Slides.ppt - anexo)

3 - As apresentações ocorrerão no dia 01/11, entre 14:00 e 18:00, conforme atribuição de salas por eixo temático. 

4 - O tempo de apresentação é de no máximo 15min e estarão disponíveis notebook e projetor multimídia para arquivos em formato .pdf.

  • EIXO 1 – Federalismo, políticas educacionais e financiamento
  • EIXO 2 – Federalismo e gestão democrática da educação (Básica e Superior)
  • EIXO 3 A – Federalismo, regime de colaboração e organização da educação básica
  • EIXO 4 – Federalismo, políticas curriculares e de avaliação
  • Eixo 5 A – Federalismo, modalidades de ensino e práticas pedagógicas (Educação Especial, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação à distância)
  • EIXO 6 - Federalismo, democracia e disputas entre o público e o privado
  • EIXO 3 B – Federalismo, regime de colaboração e organização da educação básica
  • Eixo 5 B – Federalismo, modalidades de ensino e práticas pedagógicas (Educação Especial, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação à distância)
Caroline Falco Fernandes Valpassos COORDENAÇÃO COMISSÃO CIENTÍFICA (ANPAE-ES)
Andressa Mafezoni Caetano PPGMPE / UFES
Dulcinea Campos Silva PPGMPE / UFES
Eduardo Augusto Moscon de Oliveira LAGEBES
Elimar Leal ANFOPE-ES
Flávia Costa Lima Dubberstein SEME - CARIACICA
Itamar Mendes da Silva PPGMPE / UFES
Lara Carlette UEPG
Larissa Ferreira Rodrigues PPGMPE / UFES
Luana Almeida UNIVAS
Marcelo Lima PPGE / UFES
Michele Pazolini IFES
Rodrigo Ferreira Rodrigues ANPAE-ES
Sandra Kretli da Silva PPGMPE / UFES
Simone Cassini PMSM
Simone Smiderle PPGE / UFES
Suzany Goulart CE - UFES / ANFOPE
Tatiana das Merces PPGE / UFES
Tatiana Peterle PPGE / UFES
Vitor Gomes PPGMPE / UFES

 

Endereço Eletrônico: federalismo.ufes@gmail.com

Telefone (027) 4009-7777