REFLEXÕES SOBRE POBREZA NO ESPAÇO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CARIACICA
Resumo: O Conselho Municipal de Educação de Cariacica - COMEC foi instituído pela Lei nº. 2067/1990, com o objetivo de elaborar, deliberar e fiscalizar a política e o sistema educacional do município de Cariacica, Posteriormente a Lei 4172/2003 revoga a anterior e suprimi a função fiscalizar passando a ser “órgão de deliberação sobre política Educacional Municipal, que tem finalidade planejar, orientar e disciplinar as atividades de ensino público, exercendo as funções normativas, deliberativas, consultivas e de avaliação ministradas no município na esfera de sua competência. Em sua estrutura, organização e funcionamento constam plenárias, câmaras específicas, comissões provisórias, presidência, vice-presidência, conselheiros, secretária executiva e administrativa e assessoria técnica além da representação dos conselheiros do poder executivo e da sociedade civil. A partir desta realidade, nosso trabalho almeja promover o debate sobre o tema pobreza, em um espaço de ampla participação que é o Conselho Municipal de Educação de Cariacica, frente à necessidade de inserir essa questão às discussões tragas em plenária e nas Câmaras, em que os conselheiros estão inseridos. Deste modo, pretendemos trabalhar com duas pesquisas: a exploratória e a explicativa. A coleta de dados acontecerá inicialmente por meio de uma roda de conversa nas Câmaras, em que abordaremos a pobreza e as atribuições das câmaras, utilizando um relatório, mais fiel possível ao debate central por meio de pesquisa etnográfica e posteriormente e/ou de forma concomitante aplicaremos uma auto-avaliação das câmaras acerca de suas atribuições e relações com a pobreza. Este trabalho pretende oportunizar ao Conselho Municipal de Educação de Cariacica, não só o entendimento do que vem a ser pobreza, mas a implementação de ações claras que possam contribuir com a política educacional do Município.
PALAVRAS CHAVE: Pobreza, Conselho Municipal de Educação de Cariacica, Participação
A 3ª edição do Seminário “Federalismo e Políticas Educacionais” é uma realização do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais em parceria com o Grupo Espaços Deliberativos e Governança Pública do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Gegop-Clacso), a seção estadual da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação (Anpae-ES) e o Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo, contando com o apoio da rede Clacso.
Com o objetivo de debater os 30 anos da Constituição brasileira e os desafios para a afirmação do Estado democrático de direito, do federalismo cooperativo e da educação como direito social de cidadania. A partir do tema “Para onde vai a Democracia? O Brasil após 30 anos da Constituição de 1988” o evento se propõe a congregar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, professores da educação básica e superior, estudantes, gestores e outros interessados para um balanço do Estado democrático de direito e para uma análise de conjuntura das políticas públicas, em geral, e das políticas educacionais, especificamente, no cenário de incertezas diante da crise política, institucional e econômica atual nas mesas, conferências, palestras e apresentações de trabalho.
Assim o evento realizou uma chamada pública e ampliada para pesquisadores das mais diferentes áreas submeterem suas produções à avaliação da Comissão Científica que avaliou os trabalhos em sua relevância e aproximação ao escopo do evento e à qualidade teórica, instrumental, argumentativa e discursiva para as Comunicações orais que se realizarão.
Desse modo os anais ora apresentados compõe importante sistematização das obras que serão discutidas e compartilhadas no evento.
Sejam bem-vindos/as ao nosso evento!
Sejam bem-vindos/as à Vitória!
Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL:
1 - Elabore a apresentação da Comunicação oral, contendo os mesmos itens do resumo expandido (título, autores, introdução/problematização, metodologia, resultados e referências).
2 - Você deverá confeccionar até oito slides para a apresentação oral, utilizando o modelo disponibilizado: (Template Slides.ppt - anexo)
3 - As apresentações ocorrerão no dia 01/11, entre 14:00 e 18:00, conforme atribuição de salas por eixo temático.
4 - O tempo de apresentação é de no máximo 15min e estarão disponíveis notebook e projetor multimídia para arquivos em formato .pdf.
Caroline Falco Fernandes Valpassos | COORDENAÇÃO COMISSÃO CIENTÍFICA (ANPAE-ES) |
Andressa Mafezoni Caetano | PPGMPE / UFES |
Dulcinea Campos Silva | PPGMPE / UFES |
Eduardo Augusto Moscon de Oliveira | LAGEBES |
Elimar Leal | ANFOPE-ES |
Flávia Costa Lima Dubberstein | SEME - CARIACICA |
Itamar Mendes da Silva | PPGMPE / UFES |
Lara Carlette | UEPG |
Larissa Ferreira Rodrigues | PPGMPE / UFES |
Luana Almeida | UNIVAS |
Marcelo Lima | PPGE / UFES |
Michele Pazolini | IFES |
Rodrigo Ferreira Rodrigues | ANPAE-ES |
Sandra Kretli da Silva | PPGMPE / UFES |
Simone Cassini | PMSM |
Simone Smiderle | PPGE / UFES |
Suzany Goulart | CE - UFES / ANFOPE |
Tatiana das Merces | PPGE / UFES |
Tatiana Peterle | PPGE / UFES |
Vitor Gomes | PPGMPE / UFES |
Endereço Eletrônico: federalismo.ufes@gmail.com
Telefone (027) 4009-7777