Por meio deste projeto, desenvolvemos ações eduativas de afetivadade e por conseguinte mantér o vínculo afetivo-cognitivo do alunado com o Cepag. Nesse contexto de distanciamento social e mix de sentimentos de medo, ansiedade, insegurança, o vigente projeto de pesquisa consiste em apresentar os sentimentos afetivos dos alunos do Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia (CEPAG) durante a pandemia, através dos meios digitais, como meio de incentivo para que eles se expressem emocionalmente, como meio de aliviar possíveis efeitos a serem desencadeados pelo isolamento social, como ansiedade, estresse e depressão.. Surge a questão: Como podemos superar tanta ansiedade, medos e insegurança voltados para o ambiente escolar, permanecer ativo os vínculos afetivos aluno-escola? Com essa problemática, veio as ideias de organizar uma sequencia de ações que valorizem os sentimentos afetivos dos alunos, que eles pudessem se expressar, falar, se abrir emocionalmente, pois ouvir e ser ouvido. E a forma que encontramos para tentar amenizar os efeitos nocivos da ansiedade, e possivelmente estado depressivos dos nossos colegas foi utilizar da internet, dos meios digitais para realizar as ações, mas sabemos da dificuldade de outros alunos no acesso a internet, por residirem na zona rural.
De modo geral, serão utilizadas selfies, relatos escritos, aplicação de questionário objetivo, produção de vídeos e, por fim, produção de e-book.
Reconhecer a capacidade nos alunos de sentimento de empatia pelo sofrimento dos outros e de si mesmo. Valorizar e expressar os sentimentos afetivos dos alunos através de produções – selfies/ textos/ vídeos motivacionais, e-book do Cepag, participação em lives pelo canal do youtube Cepag
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica