CEPAG: EM TEMPOS DE PANDEMIA, DESENVOLVER A EMPATIA

  • Autor
  • JOICE VITÓRIA BRITO
  • Co-autores
  • LUZIA DE JESUS SANTOS
  • Resumo
  •  

    Por meio deste projeto, desenvolvemos ações eduativas de afetivadade e por conseguinte mantér o vínculo afetivo-cognitivo do alunado com o Cepag. Nesse contexto de distanciamento social e mix de sentimentos de medo, ansiedade, insegurança, o vigente projeto de pesquisa consiste em apresentar os sentimentos afetivos dos alunos do Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia (CEPAG) durante a pandemia, através dos meios digitais, como meio de incentivo para que eles se expressem emocionalmente, como meio de aliviar possíveis efeitos a serem desencadeados pelo isolamento social, como ansiedade, estresse e depressão.. Surge a questão: Como podemos superar tanta ansiedade, medos e insegurança voltados para o ambiente escolar, permanecer ativo os vínculos afetivos aluno-escola? Com essa problemática, veio as ideias de organizar uma sequencia de ações que valorizem os sentimentos afetivos dos alunos, que eles pudessem se expressar, falar,  se abrir emocionalmente, pois ouvir e ser ouvido.  E a forma que encontramos para tentar amenizar os efeitos nocivos da ansiedade, e possivelmente estado depressivos dos nossos colegas foi utilizar da internet, dos meios digitais para realizar as ações, mas sabemos da dificuldade de outros alunos no acesso a internet, por residirem na zona rural.

    De modo geral, serão utilizadas selfies, relatos escritos, aplicação de questionário objetivo, produção de vídeos e, por fim, produção de e-book.

    Reconhecer a capacidade nos alunos de sentimento de empatia pelo sofrimento dos outros e de si mesmo. Valorizar e expressar os sentimentos afetivos dos alunos através  de produções – selfies/ textos/ vídeos motivacionais, e-book do Cepag, participação em lives pelo canal do youtube Cepag

     

     

  • Palavras-chave
  • Insegurança; Baixa autoestima; Motivação
  • Área Temática
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
Voltar Download
  • 1.Ciências Agrárias e Engenharias
  • 2.Ciências Biológicas e da Saúde
  • 3.Ciências Exatas e da Terra
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
  • 5.Letras, Linguística e Artes
  • 6. Interdisciplinar
  • categoria teste

Comissão Organizadora

Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO

Comissão Científica