A presente pesquisa teve como objetivo central realizar uma pesquisa documental iconográfica, em especial das fotografias, sobre o Município de Catu-BA, com a finalidade de criar um Museu Virtual que possa estar disponível para a comunidade local, sobretudo para estudantes, professores da Educação Básica e pesquisadores das mais diversas áreas, interessados na utilização desse tipo de fonte para fins de pesquisa. Assim, realizamos um mapeamento imagético acerca da história de Catu, com ênfase nas imagens de e sobre o Município de Catu e dos catuenses. Para isso, será realizada uma separação preliminar do material de acordo com a tipologia documental específica. A segunda etapa consistiu na identificação desse material. Saber em qual contexto se deu sua produção, datação, identificação de indivíduos, lugares e situações, quais pessoas e/ou entidades estão envolvidas em sua concepção, além de sua relevância para a história do teatro brasileiro. Para isso, realizamos uma pesquisa relacionando os demais documentos mapeados com a bibliografia existente sobre o tema. Posteriormente, os documentos foram organizados também de acordo com sua data, o fundo a qual pertencem e tipologia documental específica. Esta organização teve como base a metodologia proposta por Ana Maria Camargo no livro Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais: procedimentos metodológicos adotados na organização dos documentos de Fernando Henrique Cardoso (2007). Após a análise e separação, o registro dos documentos lançados na base de dados de um site construído e disponibilizado na internet especificamente para funcionar como Museu Virtual Iconográfico para o Município de Catu (https://catuemretrato.com.br/). Por fim, elaboramos uma agenda de recuperação e de digitalização das imagens a partir de critérios de relevância, estado de conservação, singularidade da imagem entre outros que serão estabelecidos pela pesquisa durante o projeto. As imagens digitalizadas foram disponibilizadas no Museu com os devidos registros, créditos e demais informações e referências que possam facilitar a leitura e apreciação dos usuários dentro do contexto histórico do município de Catu em que foram registradas por seus respectivos autores. Concluída a primeira fase de construção do Museu (que intitulamos de fase beta), entrevistamos oito professores de história do município no sentido com o intuito de, através da pesquisa aplicada, validarmos o produto educacional resultante da pesquisa documental: o Museu Virtual. A análise dos dados gerados pelas entrevistas nos permitiu chegar à conclusão de que a construção de um Museu Virtual que considere a organização de fontes históricas sobre a História Local de um município do interior do Nordeste pode contribuir para preservação da História e da Memória dessa comunidade. A maior parte desses cidadãos não teria como ter acesso aos museu, não fosse pelo acesso virtual uma vez que em suas localidades não existem tais espaços e que os Museus mais próximos se localizam muito distantes, nos grandes centros urbanos. Outrossim, como indicado pelos professores, esse produto educacional (o Museu Virtual) pode ser utilizado nas salas de aula das escolas com o intuito de promover o ensino da História Local. O ensino desses conhecimentos pode contribuir para a construção e valorização da identidade cultural e para o interesse nos conteúdos estudados pelos discentes, uma vez que eles fazem parte da realidade, tanto do seu passado, quanto do seu presente.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica