ROBOTRONIC: PROPOSTA DIDÁTICA DE BAIXO CUSTO PARA ROBÓTICA EDUCACIONAL.

  • Autor
  • Bruno Rios de Almeida
  • Co-autores
  • João Victor Ribeiro dos Santos
  • Resumo
  • Este trabalho tem o objetivo desenvolver e validar uma proposta didática de orientação, que recorre ao uso de atividades, a partir do aprendizado de conceitos básicos de programação, por meio de recursos baseados em Tecnologia Livre e materiais de baixo custo associados a estratégias pedagógicas alicerçadas na Robótica Educacional e desenvolvidas especificamente para esse público. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso único e exploratório, aplicado em duas turmas de primeiro do Colégio Estadual Wilson Lins, no munícipio de Valente. Para a coleta de dados com os sujeitos da pesquisa, foi aplicado um questionário estruturado com questões em Escala Likert, para averiguar a compreensão e aprendizado dos conteúdos trabalhados na proposta. Foram produzidas e aplicadas quatro propostas didáticas e os resultados demonstram que essa proposta tem enorme potencial para ser estendido para outras disciplinas, e também ser trabalhada de forma interdisciplinar, favorecendo a integração de várias áreas de conhecimento e proporcionando múltiplas aprendizagens, além de desenvolver aspectos curriculares oportuniza que os alunos sejam inseridos em ambientes tecnológicos a serviço da inclusão digital e igualdade de oportunidades.

  • Palavras-chave
  • Robótica Educacional; Tecnologia Livre; Programação Desplugada.
  • Área Temática
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
Voltar Download
  • 1.Ciências Agrárias e Engenharias
  • 2.Ciências Biológicas e da Saúde
  • 3.Ciências Exatas e da Terra
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
  • 5.Letras, Linguística e Artes
  • 6. Interdisciplinar
  • categoria teste

Comissão Organizadora

Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO

Comissão Científica