UTILIZAÇÃO DE MUSEUS VIRTUAIS SOBRE A HISTÓRIA LOCAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

  • Autor
  • Emerson de Santana Oliveira
  • Co-autores
  • Luis Fernando dos Santos Souza , Manoel José de Oliveira Júnior
  • Resumo
  • O presente estudo tem por objetivo a análise sobre a implementação do aparato digital, em especial um Museu Virtual com foco na história local do município em que determinada Unidade de Ensino está inserida, como ferramenta que possa auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de História para estudantes da Educação Básica. Considerando a observância e a prevalência dos direitos fundamentais, bem como a formação cidadã e profissional do indivíduo através da Educação, tem-se como intenção a garantia do desenvolvimento intelectual em relação com as possibilidades de aplicação deste recurso metodológico, partindo da premissa de que o Museu Virtual possa ser utilizado como instrumento que promova uma aprendizagem significativa do conteúdo didático abordado em salas de aula, segundo a idéia de Ausubel (2002). Alinhado a isto, percebe-se a correlação com o pensamento de Freire (2003), pois este aparato digital se apresenta como um caminho que possibilita a produção e construção do conhecimento. Desta forma, os Museus Virtuais surgem como uma importante ferramenta na construção do ensino e do aprendizado de História, na Educação Básica, como espaço de suscetíveis problemáticas (CHICARELI; ROMEIRO, 2013). Para os autores, os Museus Virtuais como um produto educacional podem auxiliar na didática do ensino de História na Educação Básica. A partir da pesquisa documental e na literatura, bem como documentos governamentais que norteiam a Educação no Brasil será feito a análise desses dados a fim de responder às indagações levantadas pela pesquisa e alcançar os objetivos estabelecidos. O Projeto de Pesquisa encontra-se na fase de aplicação de oficinas sobre a utilização dos museus virtuais em sala de aula, entre os estudantes do Colégio Estadual Isabel de Mello Goes, situado no município de Catu-BA. Destarte, com a implementação do Museu Virtual como ferramenta didática para formação de estudantes na Educação Básica, conclui-se que possibilita a criação de espaços que contribuam para uma aprendizagem significativa e democratização ao mundo tecnológico possam dialogar com os resultados obtidos, possibilitando uma produção textual dentro do modelo de pesquisa de divulgação científica. Ademais, o uso deste recurso virtual em prol das práticas educacionais estar diretamente ligado à qualidade do próprio ensino, visto que a didática digital é um avanço no processo de ensino-aprendizagem por se apresentar como um importante instrumento para democratização do ensinança e da consciência histórica dos munícipes que este museu é aplicado.

  • Palavras-chave
  • Museu Virtual, Tecnologia, Ensino de História, Processo de Ensino-Aprendizagem
  • Área Temática
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
Voltar Download
  • 1.Ciências Agrárias e Engenharias
  • 2.Ciências Biológicas e da Saúde
  • 3.Ciências Exatas e da Terra
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
  • 5.Letras, Linguística e Artes
  • 6. Interdisciplinar
  • categoria teste

Comissão Organizadora

Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO

Comissão Científica