A série The Flash, baseada nos quadrinhos, sucesso entre os adolescentes e aclamada pelos fãs pode ser um instrumento lúdico para ensinar e aprender biologia, pois ela utiliza em seu enredo diversos temas ligados a saúde e biotecnologia. Portanto, os objetivos desse trabalho é averiguar o interesse dos adolescentes pelo The Flash e de aprender biologia através dos temas abordados na série; identificar o conteúdo científico sobre os temas. A pesquisa foi desenvolvida entre os alunos e professores de diferentes colégios da rede estadual de ensino. A coleta de dados foi através de formulário no formato on line. Paralelamente, foi feita a identificação dos temas científicos em cada episódio da série, discutido e elaborado roteiro para gravação de áudios e divulgação no formato Podcast. Participaram da pesquisa 186 pessoas, no qual a maioria eram estudantes do ensino médio (63,4%). As séries de conteúdo científico são assistidas por 59,7% dos entrevistados e 81,7% gostaria de aprender biologia através do super herói Flash. Com relação ao podcast, a maioria assume que escuta quando o link é disponibilizado nas redes sociais. Foram identificados temas sobre o método científico, ciência forense, glicemia, extração de DNA, técnicas em biologia molecular como PCR e eletroforese em gel de agarose, anatomia humana, entre outros temas que estão presentes no currículo do ensino médio e recorrentes no ENEM. O lançamento do podcast: a biologia que aprendi com o Flash foi no dia 11 de agosto, em homenagem ao dia do estudante, no canal da plataforma Spotfy Biologia Criativa. Essa pesquisa com divulgação científica é uma estratégia para engajamento dos estudantes de ensino médio e demais interessados em conteúdo científico presente em personagens de ficção.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica