O projeto Ascensão de Esparta consiste no desdobramento de pesquisas que se iniciaram com uma inquietação em sala de aula onde um grupo de alunos começaram a se perguntar se os jogos eletrônicos poderiam ser utilizados como recurso para o ensino-aprendizagem de história. Continuando a pensar em desenvolver jogos digitais para a educação histórica, Ascensão de Esparta tem se centrado em possibilitar a interação dos (as) estudantes e professores (as) da educação básica com um universo simulado a História da Guerra entre as cidades gregas de Atenas e Esparta. A ideia surgiu depois que os estudantes do 1º Ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do campus Catu propuseram o desenvolvimento do Protótipo Jogo numa Feira de Ciências organizado pelos professores de Física, História, Filosofia e Educação Física do campus no ano de 2019. Cabe ressaltar que os estudantes que desenvolveram essa versão de demonstração, nunca participaram de qualquer curso sobre desenvolvimento de jogos e aprenderam o necessário para a criação desse jogo sozinhos e pela internet. Após a apresentação exitosa da versão de demonstração do jogo digital na feira, receberam o convite do professor Marcelo Oliveira a fim de trazer a ideia para o Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC) para que ela fosse aprofundada. Eles quando foram convidados para desenvolver uma versão completa do jogo que fosse voltado para estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental, logo se prontificaram. A presente proposta de desenvolvimento de jogo terá sua produção de forma totalmente autoral em todas as etapas, cabendo ao coordenador e aos demais professores que poderão se envolver apenas no papel de orientadores. Com isso, terão um jogo digital educativo desenvolvido por adolescentes para adolescentes, o que pode conferir um dos grandes diferenciais deste produto.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica