O @agronosaber é uma experiência extensionista que tem a seguinte questão como problema: Quais as possibilidades ligadas a formação do técnico em agropecuária quando unimos os saberes e fazeres da agricultura familiar e científico? Tal debate tem como elemento basilar o debate sobre a questão ambiental na agricultura e o conceito-chave de seguridade alimentar (que perpassa pela tanto pela questão da qualidade quanto da acessibilidade).
Inicialmente o projeto havia sido aprovado para ser realizado em campo, trazendo à baila questões pertinente aos saberes e fazeres tradicionais e científico, dialogando com a formação discente. A mediadora do projeto extensionistas teria que realizar a produção de curtas metragens que envolvessem tal temática.
Diante do contexto pandêmico o projeto foi adaptado para a página no instagram @agronosaber, a maneira pela qual foi possível realizar tais discussões com protagonismo da discente. Neste são discutidos o cotidiano dos saberes agrícolas e da pecuária, o que atende as necessidades apontadas no plano de trabalho: o saber/fazer técnico; aqueles que atuam no seu cotidiano com o saber/fazer da agricultura familiar e a técnica agropecuária em formação.
A noção a ser seguida no projeto é a planetaridade e de consciência planetária, baseadas na discussão do professor Moacir Gadotti em sua obra Pedagogia da Terra (2000). Neste sentido, o debate ultrapassa a lógica produtivista e econômica; trazendo à tona questões relacionada a seguridade alimentar, das práticas sustentáveis no campo, das infinitas possibilidades de produções, inclusive em ambiente urbano, voltando-se para uma educação que tem como premissa a sustentabilidade e ações cidadãs inclusive perante o planeta, baseadas nas premissas da ecopedagogia.
Elementos que estão presenetes nas obras do professor Ruy Moreira (2006, 2007), ao apontar a necessidade de uma mudança epistemológica no campo científico, que ultrapasse os saberes e fazeres gestados por uma lógica racional e separatória da Natureza-Homem-Economia; na qual a política, a técnica, a cultura e o ambiente sejam um lugar comum a ser seguido no debate científico. Um convite a experimentar o mundo por inteiro.
Convite que é externado no presente momento aqueles interessando em experimentar esses saberes e fazeres na agropecuária por inteiro; debates que são propostos nos diálogos produzidos na comunidade do instagram @agronosaber.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica