Tem sido de extrema importância a discussão de gênero e raça na educação, principalmente quando se trata das ciências exatas, na perspectiva da decolonialidade dos saberes. Esse debate contribui para a quebra do paradigma que induz essa área a ser masculina e branca. A pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, busca mostrar a existência de reflexos da estrutura racial e de gênero ainda reproduzidos na atualidade em diversos campos e espaços, incluindo ambientes escolares e acadêmicos. Este projeto é motivado pela necessidade de refletir sobre a forma como as ideologias de classes dominantes, em especial das elites econômicas, reproduzem a exclusão racial e de gênero na sociedade e como isto reflete no imaginário de estudantes a respeito de mulheres e da população negra no campo das ciências exatas. Pretende-se realizar uma pesquisa com estudantes ingressantes no ensino médio do Instituto Federal Baiano – Campus Catu, utilizando o método de estudo de caso, aplicando questionário semi aberto seguido da análise de conteúdo. A questão norteadora é: “como ideologias de classes dominantes, reprodutoras da exclusão racial e de gênero na sociedade, permeiam o imaginário de estudantes ingressantes no ensino médio do Ifbaiano - Campus Catu a respeito de mulheres e de populações negras no campo das ciências exatas?”. O projeto tem como objetivo geral responder a este questionamento a fim de trazer análises importantes e propor novos entendimentos e atitudes frente à realidade estudada. Tomamos como base teórica autores Sílvio Almeida (2019); Carolina Araújo (2021); Carolina Assis (2021); Pierre Bourdieu (1989); Margarita Pisano (2017), dentre outras referências. Busca-se nos resultados apontar a importância de ter mulheres e negros no campo das ciências exatas simbolizando representatividade e contribuindo para uma valorização da diversidade de gênero e raça sobre as desigualdades presentes na contemporaneidade.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica