ETNOMATEMÁTICA E OS SABERES POR TRÁS DAS TRANÇAS

  • Autor
  • Uilana Eduarda Santos de Jesus
  • Co-autores
  • Larissa Vasconcelos dos Santos
  • Resumo
  •  

    Trata-se de analisar a arte dos penteados trançados como contribuição na educação matemática e para a educação das relações étnico raciais. Argumentamos com base na Etnomatemática que todo indivíduo/sociedade desenvolve conhecimentos e seu comportamento é refletido por esse conhecimento, e este processo dinâmico tem papel relevante na sua formação identitária. Questionamos a produção do conhecimento e o distanciamento dos conhecimentos da escola com os conhecimentos do dia a dia. A metodologia é de base qualitativa, de cunho teórico-empírico e envolve: o levantamento bibliográfico; a compreensão das transcistas atuantes em Catu-Ba, e a investigação dos assuntos matemáticos da arte do trançado. Com o desenvolvimento do trabalho esperamos abordar que o ofício das mulheres Catuenses, negras trançadeiras, transcende a estética, contribui com reconhecimento e a valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros. Abordar a educação das relações étnico raciais na sala de aula e relaciona-las aos conhecimentos da matemática.

     

  • Palavras-chave
  • Etnomatemática, relações étnico-raciais, penteados afro.
  • Área Temática
  • 6. Interdisciplinar
Voltar Download
  • 1.Ciências Agrárias e Engenharias
  • 2.Ciências Biológicas e da Saúde
  • 3.Ciências Exatas e da Terra
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
  • 5.Letras, Linguística e Artes
  • 6. Interdisciplinar
  • categoria teste

Comissão Organizadora

Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO

Comissão Científica