Os avanços tecnológicos e a sustentabilidade vem sendo uma preocupação crescente, atrelado a essa preocupação aumentam-se os números de consumidores mais conscientes ambientalmente, as empresas ao tentarem acompanhar esse crescimento investem fortemente no marketing verde, infelizmente muitas dessas empresas se utilizam desse artifício para maquiar a realidade no intuito de demonstrar uma imagem sustentável para promover maiores vendas aos seus produtos. Os consumidores são geralmente enganados no ato da compra por não possuírem uma ferramenta efetiva que possibilite identificar essa prática denominada greenwashing, ficando sujeitos aos perigos como problemas de saúde, sociais e econômicos, inviabilizando o processo de consumo sustentável e promovendo ceticismo e distanciamento dos consumidores aos produtos que são ambientalmente corretos. As mídias sociais vêm sendo utilizadas fortemente por parte da população em geral para obter informações de diversos segmentos desde compras a estilo de vida, inúmeros estudos apontam que esse meio online pode ser uma ótima ferramenta de comunicação. Assim, esse estudo visa analisar se as mídias sociais conseguem influenciar na minimização dos efeitos do greenwhashing sobre os consumidores através de questionário Google forms, que serão submetidos a análise descritiva, discriminante com o objetivo de encontrar agrupamento nos dados com base na faixa etária e analisar as diferenças entre suas médias através do MANOVA.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica