O MUNDO ATRAVÉS DOS OLHOS DA BIOLOGIA E MICROBIOLOGIA

  • Autor
  • Ariadene Ferreira Jambeiro
  • Co-autores
  • Cassiane da Silva Oliveira Nunes
  • Resumo
  • Com o início da Pandemia da Covid 19 causada pela disseminação do vírus SarsCov2, o Brasil adotou uma política de distanciamento social, evitando assim a disseminação do vírus e um colapso da rede pública de saúde. Como consequência deste isolamento, as aulas presenciais foram suspensas em todo o território nacional, fechando todas as instituições de ensino por tempo indeterminado. Dentro deste cenário foi publicada pelo Ministério da Educação, em atendimento à solicitação da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a portaria 343 de 17 de março de 2020 que flexibilizou, em caráter excepcional, a substituição das aulas presenciais em andamento, por aulas com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação que vêm sendo prorrogado até os dias atuais nas instituições federais  de ensino. E na busca por mecanismos que conseguissem promover o processo de ensino e aprendizagem de forma remota, além da utilização de diversos aplicativos e metodologias ativas, tem-se sentido a necessidade de se aproximar ainda mais os alunos dos conteúdos a serem trabalhados. Tal aproximação daria um maior pertencimento ao processo, levando os alunos a um maior interesse e participação. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto inter e transdisciplinar com as disciplinas de Biologia e Microbiologia com as turmas do 2 ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Baiano - Campus Catu. O projeto intitulado O Mundo Através dos Olhos da Biologia e Microbiologia, se utilizou não só da inter mas da Transdiciplinaridade a fim de trabalhar os conteúdos abordados de forma remota nas duas disciplinas, bem como discutir temas que fizessem parte do cotidiano dos alunos, utilizando-se da ludicidade como meio para captar a atenção e garantir a participação dos mesmos. Assim, foram discutidos temas da atualidade à luz da Biologia e Micorbiologia de Alimentos, visando romper as fronteiras entre as disciplinas envolvidas, promovendo uma intercomunicação que atraia todos para um diálogo mais embasado e munido de conhecimento científico. As etapas do projeto foram desenvolvidas durante os momentos síncronos (turno matutino) e assíncronos (turno vespertino) das disciplinas envolvidas (Biologia e Microbiologia de Alimentos), sendo executado entre julho e agosto de 2021. Segundo a proposta do projeto, os alunos foram orientados a escolher um tema dentro dos elencados pelas professoras orientadoras, a forma como apresentariam o resultado final, bem como montar as próprias equipes. Seguindo os prazos estabelecidos, foram feitos encontros on-line durante os períodos assíncronos das disciplinas envolvidas. Nestas ocasiões foram socializados textos, artigos e tiradas as dúvidas com relação ao conteúdo trabalhado. Durante a apresentação dos produtos construídos pelos discentes, ficou evidente uma cooperação entre os conteúdos das disciplinas que, segundo relato verbal no dia das apresentações, facilitou o entendimento e a passagem da informação dos alunos e para os colegas que os assistiam. Foi ainda colhida, junto aos discentes, uma avaliação do projeto através de questionário no Google Forms, onde a mesma corroborou o que já tinha sido sinalizado nos dias das apresentações. A grande maioria dos alunos sinalizou uma substancial ajuda do projeto com relação ao entendimento dos conteúdos das disciplinas, sendo este um dos principais fatores que fizeram com que classificasse o projeto como excelente ou muito bom. A ludicidade e a liberdade de trabalho também foi um ponto bastante indicado como estimulador do aprendizado e pesquisa. Sendo assim, percebeu-se, durante a execução do projeto, que foi possível proporcionar uma relação dialógica entre o âmbito escolar e a realidade dos discentes, aproximando os mesmos dos conteúdos discutidos nas disciplinas envolvidas através da contextualização, articulação do saber acadêmico e o popular e, assim possibilitando o desenvolvimento de novos conhecimentos.  

     

  • Palavras-chave
  • Interdisciplinaridade, Biologia, Microbiologia
  • Área Temática
  • 6. Interdisciplinar
Voltar Download
  • 1.Ciências Agrárias e Engenharias
  • 2.Ciências Biológicas e da Saúde
  • 3.Ciências Exatas e da Terra
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
  • 5.Letras, Linguística e Artes
  • 6. Interdisciplinar
  • categoria teste

Comissão Organizadora

Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO

Comissão Científica