A busca por inovações educacionais passa por atualizações e é um constante desafio para muitos docentes da Educação Básica e, muitas vezes, do Ensino Superior, uma vez que necessitam frequentemente buscar novas estratégias e recursos didáticos lúdicos que contribuam para a aprendizagem de crianças e adolescentes. Abordagens tradicionais que se baseiam em explanações teóricas dos conteúdos não são mais sustentadas em tempos em que são necessárias novas alternativas para explorar os conteúdos aplicados.Portanto, uma abordagem que pode ser feita é a realização de atividades relacionada a Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), utilizando-se dos podcasts como ferramenta educacional. Dessa forma, o presente trabalho trata-se de um estudo de caso vivenciado na Sala de Ciências - Fortaleza/CE no ano de 2020 de forma remota que desenvolveu uma formação para docentes salientando a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) com ênfase no conhecimento e na produção de podcasts para sala de aula como alternativa metodológica que pode ser aplicada dentro de um contexto educacional de forma a aprimorar a aprendizagem. A formação promoveu, de forma síncrona e assíncrona, a apresentação e os métodos de como utilizar a ferramenta do podcast para aprimoramento e novidade educacional, que por consequência está pondo em prática metodologias ativas atuais. Os participantes da Formação Pedagógica interagiram durante todo o curso de formação ao perceberem a importância da abordagem de novas alternativas de ensino, verificando-se a praticidade com os quais podem e devem ser abordados a criação dos podcasts. Portanto, constatou-se que as atividades envolvendo a utilização do podcast é um ferramenta que pode estar presente e aproximam docentes, alunos e o conhecimento científico em uma esfera digital, utilizando-se recursos materiais de fácil obtenção, para, dessa forma, angariar o desenvolvimento da criatividade dos discentes nos diferentes segmentos da educação.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica