O ensino de física enfrenta diferentes desafios, esses desafios repercutem na visão que os discentes desenvolvem sobre o papel da ciência. O docente torna-se um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, adotando novas metodologias. A metodologia investigativa é uma abordagem que incentiva a prática da coleta, seleção e interpretação das informações visando assim o desenvolvimento da autonomia do discente. A atividade foi desenvolvida com uma turma do 9º ano, em uma instituição particular de Fortaleza-CE. O objetivo é compreender a perspectiva dos discentes sobre a aplicação de práticas investigativas dentro dos estudos de radiação e suas tecnologias em física. Utilizamos o google formulários para a coleta dos dados, foram desenvolvidas 5 perguntas para avaliar as percepções dos discentes sobre a proposta abordada em aula. Os resultados apontam que eles compreendem a importância dessa abordagem e acreditam que ela pode ser utilizada em diferentes áreas. A atividade forneceu uma visão sobre como os conteúdos aprendidos em sala fornecem uma ferramenta no combate a notícias tendenciosas, além de instigar a curiosidade sobre os fenômenos naturais.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica